NOTÍCIAS

Especial Expodireto: Valtra lança plantadeira Frontier CFS na 17ª edição da Expodireto Cotrijal

Na 17ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada entre os dias 7 e 11 de março na cidade gaúcha de Não-me-toque, os produtores rurais poderão conferir o lançamento da plantadeira Frontier CFS, equipamento produzido pela Valtra com o objetivo de unir a precisão da semeadura à agilidade e robustez necessárias para trabalhar em grandes áreas.

Uma das principais características do novo equipamento é a caixa central de sementes, que agiliza o abastecimento. Outro atrativo da nova Frontier CFS é o sistema Taxa Variável, tecnologia que permite fazer uma programação específica para determinar a distribuição de sementes e fertilizantes de acordo com um mapa de recomendação planejado pelo produtor ou pelo agrônomo responsável.

A Taxa Variável é utilizada em agricultura de precisão, pois a quantidade de sementes e adubo é ajustada quase que instantaneamente conforme o mapa de aplicação, sem que o operador precise parar e descer do trator para alterar a dosagem. Todo esse sistema pode ser integrado ao piloto automático da Valtra, garantindo assim a conectividade entre trator e plantadeira. Além disso, o produtor pode optar por trabalhar com taxa fixa, utilizando o benefício da transmissão hidráulica para regular as dosagens de adubo e sementes sem sair da cabine do trator.

“Ao trazer a nova Frontier CFS para a Expodireto Cotrijal, a Valtra quer adiantar ao produtor rural sua renovação de portfólio em plantadeiras de alta especificação. Isto porque os novos equipamentos vêm com a proposta de aliar robustez para enfrentar as condições mais adversas de campo à excelente relação de adubo e sementes, permitindo assim longas jornadas de trabalho sem paradas, e ainda, mais agilidade no abastecimento”, destaca Diego Funghetti Pezzini, gerente de produto implementos e pulverização da AGCO América do Sul.

Os modelos da nova Frontier CFS, que vão de 11 até 30 linhas, apresentam um design mais limpo e funcional, oferecendo ao mesmo tempo maior conforto, comodidade e segurança ao operador. As versões têm ainda transmissão das linhas de semente pneumática através de cabo flexível, o que ajuda a reduzir as manutenções da máquina.

Por contar com um sistema pantográfico nos disco de corte, nas linhas de sementes e fertilização, a máquina também é ideal para quem trabalha com plantio direto, já que evita oscilação na semeadura e proporciona o corte da palhada. “O equipamento apresenta uma excelente capacidade de copiar o solo durante o trabalho, garantindo assim, mais precisão na distribuição de fertilizante e semente”, esclarece Pezzini.

ver mais notícias