Especial Hortitec: ​Irrigação Inteligente chega ao mercado

Rivulis apresenta suas tecnologias na Hortitec 2017

19.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Nelson Moreira

Todos os produtores irrigantes ao redor do mundo enfrentam a mesma questão diária: quanto de água deve ser entregue a cada planta e quando? Essas informações são partes vitais para otimizar o rendimento e a qualidade das culturas e para reduzir o uso da água. O planejamento da irrigação leva ao aumento da produção e da qualidade das culturas e otimização do uso da água. É cada vez mais presente neste mercado tecnologias que automatizam este processo e o torna mais preciso, mais inteligente.

Com foco em atender a esta demanda, a Rivulis Plastro Irrigação, principal player mundial no segmento de fertirrigação, está apresentando na Hortitec 2017, feira especializada em hortifrúti, que acontece entre os dias 22 a 24 de junho, em Holambra, SP, produtos que se enquadram neste novo conceito de produção. Conforme detalha o gerente de produtos de Rivulis, Daniel Azevedo, o C3100 é um sistema de fertirrigação para grandes projetos, a partir de 150 hectares, e que utiliza um computador para sua operação. Com ele é possível gerenciar todo o processo de irrigação por gotejamento, permitindo que seja mais assertivo no controle da água e do fertilizante que vai ser distribuído. “É um excelente equipamento para lavouras de citros e café, por exemplo,”, afirma Azevedo.

Outro produto que é destaque da Rivulis na feira é o C1100. De menor porte possui um software que permite controlar o equipamento de irrigação e fertirrigação à distância por acesso remoto. Conforme explica o gerente de produtos da Rivulis, Daniel Azevedo, o sistema consiste em acionar o funcionamento das bombas de irrigação e fertirrigação e válvulas controladoras em campo, via computadores, celulares ou tablets, bastando que a propriedade tenha sistema de conexão pela internet. “Todas as funções que o operador iria fazer pessoalmente na central de irrigação, ele fará a distância”, afirma Azevedo.

O sistema é totalmente amigável e de fácil utilização. Através dele é possível determinar a hora e a quantidade de água e de fertilizante que será fornecido. Além disto, o programa tem uma série de alertas como, por exemplo, que está acontecendo um vazamento na rede. Além disto, ele fornece um relatório sobre qual foi o consumo de água e de

fertilizante e monta um histórico de toda a operação para que o produtor possa comparar a eficiência da irrigação com os resultados de produção obtidos. “É a verdadeira fertirrigação de precisão”, assinala Azevedo.

Pré-lançamento – Um software que auxilia na tomada de decisão de quando e quanto irrigar é um novo produto que a Rivulis está trazendo para o Brasil e iniciando a campanha de demonstração no mercado. O Manna Irrigation é uma tecnologia que faz uma varredura via satélite de toda a área plantada e transmite à pessoa responsável pela irrigação, informações sobre qual a situação está a lavoura, se precisa de água ou não, fertilizante ou não, e qual o melhor momento. “É um serviço de informação que reúne uma série de dados para auxiliar na tomada de decisão sobre o gerenciamento da fertirrigação, aumentando a precisão no processo e diminuindo custos”, explica Azevedo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024