Especial Show Rural Coopavel: ​Novo motor e funções eletrônicas aumentam rendimento e economizam combustível na linha de tratores MF 6700R Dyna-4

Com novo motor que atende à legislação ambiental MAR-1, novos tratores poderão ser adquiridos com financiamento do Finame

08.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Felipe Reis

A Massey Ferguson lança na 29ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), os três novos tratores da família MF 6700R Dyna-4 – os modelos MF 6711R, MF 6712R e MF 6713R –, com motor e transmissão eletrônica que aumentam em até 15% o rendimento no preparo da terra para plantio, permitindo também economia de 10,5% de combustível por hectare trabalhado, quando em condições ideais.

Esses ganhos são adicionados aos benefícios ambientais proporcionados com o pleno atendimento à nova legislação para máquinas agrícolas MAR-1, em vigor desde janeiro para motores acima de 101 CV de potência. “O novo motor atende plenamente à nova regulamentação ambiental para a categoria e já está preparado para evoluções futuras, tal o grau de avanço tecnológico em sua concepção. Foi um ganho que deixou o trator que já era o melhor do segmento, com ainda mais vantagens”, afirma Everton Pezzi, supervisor de marketing do produto tratores da Massey Ferguson.

Outra boa notícia é a possibilidade de financiar a compra com recursos do Finame, linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional. Também continua sendo uma boa opção a adesão ao Consórcio Nacional Massey Ferguson, pioneiro no setor, que permite programar a melhor forma de pagamento – em até 120 meses sem juros –, realiza sorteios, autoriza oferta de lances e garante a entrega.

Recursos eletrônicos

Os modelos MF 6711R, MF 6712R e MF 6713R, equipados com motor AGCO Power de quatro cilindros com 110 CV, 120 CV e 130 CV, respectivamente, chegam ao mercado com muitas novidades técnicas. As novas funções eletrônicas do motor englobam controle de rotação, baixo consumo de combustível e evolução do sistema de transmissão, que efetua as trocas de marcha automaticamente. Anteriormente, a transmissão com gerenciamento eletrônico só era encontrada em tratores de alta performance com motores acima de 200 CV.

A mudança já é sentida no conforto da cabine, considerada a mais moderna e confortável do mercado, com assento ergonômico e mais espaço para movimentação do condutor. Os instrumentos da transmissão, da hidráulica e do PTO estão integrados em um console mais longo e de fácil alcance para o operador. O painel possui um display digital com informações operacionais e funcionais dispostas de forma clara. Os recursos eletrônicos permitem o gerenciamento de combustível, medindo o consumo por litro e por hectare, e a pré-programação da rotina de trabalho do sistema hidráulico. Seu sistema de levante tem a capacidade mais elevada de sua categoria e é acionado por meio de uma única tecla.

Os novos recursos eletrônicos facilitam o trabalho do operador, pois permitem manter constante a velocidade do equipamento, com a troca automática de marcha. “A constância na velocidade é importante no plantio de cereais e na adubação, por exemplo, aumentando o rendimento no preparo do solo e dando uniformidade ao trabalho”, explica Pezzi.

Testes de campo permitiram medir, até de forma conservadora, segundo Pezzi, um ganho de 15% de produtividade no preparo da terra, em condições ideias. A pré-programação do sistema hidráulico também torna mais rápidas as manobras dos implementos acoplados no trator, como plantadoras e semeadoras.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024