Especialização em Manejo do Solo está com inscrições abertas

Curso oferecido pelo Departamento de Ciência do Solo da ESALQ está com inscrições abertas para turmas nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

05.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

O Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz “USP/ESALQ) oferece, desde 1998, o Curso de Especialização em Manejo do Solo. As atividades abordam as bases teóricas e práticas de manejo do solo para uma produção agrícola sustentável, além de promover o intercâmbio entre profissionais dos setores de pesquisa e de produção agropecuárias.

Com duração de dois anos, o curso já formou cerca de 1.000 profissionais de reconhecida liderança nas áreas agronômica e florestal. O profissional que cumpre todas as etapas do curso e apresenta ao final uma monografia de avaliação recebe o título de “Especialista em Manejo do Solo” pela USP, correspondente a uma pós-graduação Lato Sensu.

Tópicos do curso: Interpretação de resultados de análises laboratoriais químicas e físicas em amostras de diversos tipos de solos; Qualidade de fertilizantes e recomendação de calagem, gessagem e adubação mineral e orgânica; Classificação dos principais solos brasileiros; Controle da erosão e restauração de áreas degradadas; Dinâmica dos nutrientes e elementos potencialmente tóxicos no solo, deficiência e toxicidade dos elementos nas plantas cultivadas; Manejo da matéria orgânica e comunidade microbiana do solo; Efeito do clima, de pragas e de plantas daninhas na produção agrícola; Sensoriamento remoto, geoprocessamento e agricultura de precisão aplicados ao manejo do solo; Água no solo, manejo do solo em condições de estresse hídrico; manejo de solos compactados.

As inscrições estão abertas para as seguintes cidades:

Piracicaba (SP): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=301

Londrina (PR): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=279

Rio Verde (GO): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=280

Piumhi (MG): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=302

Água Boa (MT): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=299

Taubaté (SP): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=303

Sorriso (MT): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=349

Dourados (MS): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=347

Formosa (GO): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=355

Campo Verde (MT): http://fealq.org.br/informacoes-do-curso-de-especializacao/?id=356

Deverá acontecer também em 2016 a segunda edição do curso em Água Boa (MT) e em Balsas (MA). Outras informações pelo e-mail manejo@usp.br ou telefone (19) 34172114, com Raquel. Também pelo e-mail cdt@fealq.org.br, ou telefone (19) 34176604, com Maria Eugênia ou Leandro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024