NOTÍCIAS

Estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para agricultor tomar decisões com mais precisão

  • 26/10/2015 |
  • Carlos Nascimento Jr.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e facilitar a tomada de decisão, a Bayer CropScience trouxe uma novidade à sua plataforma de serviços: são as estações meteorológicas, ferramenta que permite ao produtor rural mapear a produção de forma eficiente. A ferramenta tem conquistado agricultores, pois permite monitorar as mudanças climáticas contribuindo para a tomada de decisão. De janeiro até agora, 35 equipamentos já foram instalados em diferentes regiões, e até o fim do ano as expectativas são ainda maiores.

“Mesmo com toda tecnologia disponível, o mercado agrícola ainda é carente de informações precisas e essa plataforma é uma grande aliada do produtor rural para dar agilidade na tomada de decisões. Com as estações meteorológicas dentro da fazenda, o agricultor deixa de trabalhar com dados gerais e passa a trabalhar com dados locais, em tempo real”, afirma Elaine Delgado, coordenadora de serviços agronômicos da Bayer CropScience. Além de facilitar o dia a dia no campo, os resultados de um bom trabalho realizado com o suporte de um sistema de monitoramento climático são: melhor produtividade, otimização das operações, alta qualidade da colheita, economia, entre muitos outros benefícios.

Essa customização dos dados é um novo avanço na profissionalização do setor agrícola, que passou a utilizar técnicas de agricultura de precisão nos anos 1990 e passou a usar smartphones mais recentemente. As Estações Meteorológicas, além de coletarem os dados climáticos, também geram uma Previsão Meteorológica Local, ou seja, uma previsão do tempo gerada diretamente para a propriedade onde está instalada.

Estes conteúdos são mantidos em um portal, em que somente as pessoas daquela propriedade rural podem acessar. Mas o acesso pode ser feito remotamente por meio de qualquer computador, e existem também aplicativos para celulares para visualização dos dados climáticos. “Com a previsão meteorológica gerada diretamente para a sua fazenda, é possível programar de forma mais eficiente as operações agrícolas, como plantio e colheita, irrigação e controle de pragas e doenças”, reforça Delgado.

Produtor de soja, milho e algodão em São Desidério, cidade localizada no Oeste da Bahia, o Grupo Mizote pretende melhorar a produção da fazenda com a estação meteorológica instalada em uma área de oito mil hectares. “Acredito que com a estação meteorológica poderemos ser mais eficientes nas tomadas de decisões, pois teremos uma previsão local, dentro da fazenda, isso nos permitirá uma maior assertividade para otimizar a produção”, avalia Willian Seiji Mizote, administrador do grupo.

Para ter acesso às estações meteorológicas disponibilizadas o agricultor precisa estar cadastrado no Programa de Pontos da Bayer. Para participar, os agricultores devem se inscrever pelo portal www.pontos.bayer.com.br, por meio do Converse Bayer (0800-0115560) ou diretamente com um distribuidor credenciado pela Bayer. ver mais notícias