NOTÍCIAS

Etapa do Programa Aplique Bem tem participação do Secretário da Agricultura de SP

  • 21/10/2015 |
  • Fernanda Lelles
O treinamento aconteceu na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). Arnaldo Jardim ressaltou a importância do programa Aplique Bem para levar conhecimento e tecnologia aos produtores rurais. “Trata-se de uma iniciativa responsável, que preza a saúde do trabalhador, a qualidade dos alimentos e ainda propicia o aumento da produtividade com a utilização correta dos defensivos”, afirmou o secretário.

O Programa Aplique Bem é uma iniciativa pioneira no Brasil. Em levantamento realizado em parceria com uma grande rede de supermercados, foram identificadas melhorias consideráveis na qualidade do alimento após treinamentos do Aplique Bem ser aplicado aos trabalhadores rurais. Em oito anos, já foram treinadas 47,6 mil pessoas em todo o Brasil. A iniciativa teve como ponto de partida o projeto do pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Hamilton Humberto Ramos, que também estava presente: “Estamos muito satisfeitos em ver o quanto o Aplique Bem cresceu e tem ajudado aos aplicadores e produtores a obterem melhores resultados”, ressalta.

O Secretário da Agricultura de São Paulo afirmou que o programa é um exemplo de educação no campo: “O Brasil é um grande fornecedor mundial de alimentos. Alimentos de qualidade. Temos casos isolados de aplicação no país que precisam ser revistos e esse programa vem auxiliando os produtores nesse sentido”, ressaltou Arnaldo Jardim.

Luis Gustavo Teixeira, Gerente Agrícola da Usina São Martinho afirma que o treinamento trouxe um aprimoramento na qualificação dos funcionários: “O programa transmite de forma simples e efetiva os conhecimentos teóricos e práticos para que os colaboradores possam realizar corretamente a aferição, a calibração e o uso dos equipamentos e, assim, alcançar os melhores resultados nas aplicações”, disse.

Joelson Mader, Gerente de Registro & Desenvolvimento Comercial da Arysta LifeScience, destacou que o Aplique Bem é um programa prioritário para a companhia. “Os resultados colhidos são bastante consistentes. O programa tem feito tanto sucesso que já foi expandido para países da América Latina e até para a África”, diz Mader.

Sobre o programa

O Programa Aplique Bem - iniciativa desenvolvida pela Arysta LifeScience em parceria com o IAC (Instituto Agronômico) proporciona, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana, além de contribuir para a redução de custos de produção. O objetivo do Aplique Bem vem sendo alcançado. Hoje, os produtores rurais estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação de agroquímicos. Nas revendas, também constatamos aumento da procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas. O Programa Aplique Bem já percorreu mais de 750 mil km e mais de 47,6 mil pessoas foram atendidas. Em 2014 o programa Aplique Bem recebeu um importante reforço, o 3º Tech Móvel, que possibilitou um acesso ainda mais amplo às cidades e regiões. “Investimentos e dedicação da equipe da Arysta e IAC contribuíram para que, ao longo desses anos, o programa Aplique Bem fosse reconhecido e credenciado como uma proposta única, que leva a informação onde o trabalhador rural está”, conclui Líria Hosoe (Gerente de Registro e Stewardship da Arysta).

O Programa Aplique Bem desde o seu início, trabalha com avaliação de pulverizadores, baseada na norma BS EN 13790. Porém, não havia até então, normas específicas para pulverizadores semi-estacionários e costais. No âmbito da ISO, há 5 anos, se estuda normas internacionais para avaliação de pulverizadores em uso. Uma dessas normas, a ISO 16.122, mesmo em fase de desenvolvimento, já era utilizado pelo Aplique Bem, com a finalidade de avaliar e propor melhorias. Com a publicação desta norma em 2015, o Aplique Bem passa a adotar a norma internacional em suas avalições, se tornando o primeiro Programa de Avaliação de Pulverizadores a fazer isso. Um projeto piloto está sendo realizado na cultura de cana-de-açúcar com a finalidade de validar o processo e gerar informação para melhoria e adequação do seu banco de dados, lançado por ocasião do seu 5º aniversário. ver mais notícias