​Evento alerta para o combate ao Greening em citros

Na oportunidade, citricultores e demais interessados receberão orientações para o combate do inseto vetor e o controle desta que é a doença mais destrutiva em citros

22.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG e o Sicoob Credicampo, com o apoio de Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), promovem na próxima quinta-feira, 24 de novembro, em Belo Vale, o 1º Dia do Greening. Na oportunidade, citricultores e demais interessados receberão orientações para o combate do inseto vetor e o controle desta que é a doença mais destrutiva em citros.

Maior produtor de tangerina 'Ponkan' em Minas Gerais, com área plantada de, aproximadamente, 1400 hectares e produtividade média de 35 toneladas por hectare, o município de Belo Vale registrou no último mês de junho a confirmação da primeira ocorrência do Greening.

A pesquisadora da EPAMIG Ester Ferreira apresentará aspectos para a identificação e controle da doença, que tem como sintomas amarelamento e queda das folhas, morte dos ponteiros, redução do tamanho dos frutos e amadurecimento irregular. "O Greening pode em qualquer fase de desenvolvimento da planta cítrica e tem como que principal efeito a queda da produtividade", alerta a pesquisadora.

O engenheiro agrônomo do Fundecitrus, Bruno Daniel, falará sobre o manejo do inseto vetor da doença, um psilídeo chamado Diaphorina citri,que adquire a bactéria ao se ali­mentar de uma planta infectada.

As inscrições para o 1º Dia do Greening são gratuitas. O evento acontece a partir das 13 horas, no Salão Paroquial.

1º Dia do Greening

Data: 24 de novembro de 2016

Horário: 13 horas (inscrições gratuitas).

Local: Salão Paroquial – Rua Doutor Antônio de Freitas Vitarelli, nº 22, Centro, Belo Vale

Informações: (31) 3734-1663 (31) 9 9573-7755

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024