Evento busca alternativas para rentabilidade no trigo

Orientar o manejo do trigo para rentabilidade é o objetivo do encontro técnico promovido pela Embrapa Trigo e Cotricampo, no dia 11/05, em Campo Novo/RS

08.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes

Começa agora a safra de inverno, com muitas incertezas do produtor com relação ao cultivo do trigo na Região Sul. A safra de trigo 2016 foi marcada por altos rendimentos e excelente qualidade, mas com entraves na comercialização favorecidos pelos estoques mundiais e pela desoneração do trigo importado. Orientar o manejo do trigo para rentabilidade é o objetivo do encontro técnico promovido pela Embrapa Trigo e Cotricampo, no dia 11/05, em Campo Novo/RS.

Em 2016, o Brasil apresentou safra recorde de trigo, chegando aos 6,7 milhões de toneladas, resultado do clima favorável e da tecnologia utilizada nas lavouras. Para o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, é preciso distinguir insumo (sementes, adubos, defensivos) de tecnologia (conhecimento, práticas de manejo e insumos), por exemplo, aumentar o investimento em adubo ou defensivos, não significa aumentar o nível tecnológico, que depende de vários fatores como a aplicação da adubação realmente necessária ou do eficiente monitoramento de pragas e doenças para evitar operações calendarizadas que, muitas vezes, somente aumentam o custo de produção. “O produtor deve mirar no rendimento de grãos, sem perder o foco na rentabilidade. É preciso avaliar a questão econômica envolvida a cada tomada de decisão que vai impactar nos custos de produção”, explica o pesquisador.

O Encontro Técnico “Manejo de trigo para rentabilidade” acontece na AFUCAMPO (Associação de Funcionários da Cotricampo), em Campo Novo/RS, a partir das 14h do dia 11/05. Na programação as palestras: Manejo para produção competitiva e sustentável de trigo, com o pesquisador João Leonardo Pires; Escolha da cultivar como estratégia de manejo, com o pesquisador Eduardo Caierão; e Compactação do Solo: um problema de risco com soluções, com o pesquisador José Eloir Denardin. A programação é uma parceria Cotricampo e Embrapa Trigo.

Confira a chamada para o evento no áudio abaixo:


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024