Evento discutirá alternativas para ampliação da sojicultora em Roraima

O evento acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, das 8h30 às 17h, e tem como público autoridades, produtores, investidores, agrônomos e estudantes da área

15.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Rocha​

Com o objetivo de apresentar os avanços mais recentes sobre a cadeia produtiva da soja em Roraima e discutir alternativas para aumentar a produtividade do grão na Região, a Embrapa promoverá, de 21 e 22 de março, a V Reunião de Tecnologias para a Cultura da Soja no Cerrado de Roraima. O evento acontecerá no Auditório da Embrapa Roraima, das 8h30 às 17h, e tem como público autoridades, produtores, investidores, agrônomos e estudantes da área.

A programação da Reunião contará com a participação de pesquisadores com ampla expertise na cultura da soja e palestras sobre os temas: Manejo do solo para produção de soja; Novas cultivares para Roraima; Soja e a safrinha do boi; Impacto econômico da produção do grão no Estado, além de painel para discussão das alternativas para aumento da produtividade.

A V Reunião de Tecnologias para a Cultura da Soja em Roraima tem como parceiros a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Conta ainda com o patrocínio da Fundação Cerrados, Sementes Quati, Aprosoja Brasil, Arroz Prato Chic, Green Maquinas, Frigo 10, Granterra, Agropecuária Potencia, Ermilo Paludo, Agropecuária  Garrote, canal da Terra, New Holland e APsolo.

Para o organizador do evento e pesquisador da Embrapa, Vicente Gianluppi, os cerrados de Roraima vêm despontando como fronteira brasileira para a produção do grão e a Embrapa tem um papel decisivo nesse cenário, viabilizado avanços importantes para a disponibilização de cultivares de soja específicas para o estado.

“Em 2013 se cultivava quase que exclusivamente a variedade da Embrapa BRS Tracajá. Hoje, cinco anos depois, além da Tracajá, temos mais quinze cultivares recomendadas para Roraima, todas com alto potencial genético de produtividade, resistentes às principais doenças e adaptadas às condições edafoclimáticas do Estado”, cometa.

Confira a Programação:

 

Sojicultura em Roraima 

No ano de 2017 foram semeados no estado aproximadamente 32 mil hectares de soja convencional, com colheita de três toneladas por hectare, uma produtividade dentro da média brasileira. Para 2018, a estimativa é que amplie em 13,6 %, a área semeada. A grande parte da soja produzida foi vendida para o mercado externo, via Porto de Itacoatiara, no Pará.

Dentre as variedades recomendadas para Roraima, destacam-se:

BRS Tracajá – Rusticidade para abertura de área  

BRS 7980 - indicado para áreas com nível crítico de nematóide das galhas, nematóide das lesões radiculares e nematóide do cisto raças 1, 3 e 5; e ciclo médio- 85 a 90 dias tipo de crescimento determinado; 

BRS 8381- Alto rendimento com estabilidade em áreas consolidadas, hábito de crescimento ereto, arquitetura arejada, que auxilia no controle das principais doenças e lagartas, ciclo médio 86 a 90 dias e tipo de crescimento semi-determinado. Moderadamente resistente ao meloidogyne javanica 

BRS 8581 - Alto potencial produtivo em áreas consolidadas e sanidade, ciclo médio de 86 a 90 dias, tipo de crescimento semi-determinado, moderadamente resistente ao meloidogyne javanica.

Além do potencial produtivo das sementes, Gianluppi relaciona ainda outras vantagens para o plantio da cultura e investimento em Roraima, entre eles a disponibilidade de mais de um milhão de hectares de cerrado de fácil mecanização; logística de transporte; proximidade do mercado externo e produção na entressafra brasileira, que possibilidade o alcance de preços mais competitivos.

Serviço:  Evento: V Reunião de Tecnologias para a Cultura da Soja no Cerrado de Roraima 

Data: 21 e 22 de março de 2018 

Local: Auditório da Embrapa Roraima


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024