NOTÍCIAS

Evento sobre resistência ocorre no próximo dia 18/11; inscrições são gratuitas

  • 09/11/2015 |
  • Marina Franco

Acontece no dia 18 de novembro, em São Paulo, o workshop "Resistência: Impactos Econômicos na Agricultura e Construção de uma Proposta de Manejo". O evento é uma realização dos Comitês Brasileiros de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR), Fungicidas (FRAC-BR) e Herbicidas (HRAC-BR), com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG).



O evento discute o fenômeno de crescimento populacional de algumas espécies de insetos, fungos e plantas invasoras favorecido pela modificação na paisagem agrícola brasileira e pela adoção de práticas agrícolas inadequadas. O Gerente de Educação e Treinamento da ANDEF, Fábio Kagi, ressalta que a situação preocupa, sobretudo, num cenário em que o tempo e o investimento necessários para o registro de novas tecnologias se tornam cada vez maiores. “A variabilidade genética existente em uma população é a matéria-prima para que a pressão de seleção exercida pelas práticas adotadas acarrete o surgimento de algumas linhagens resistentes", ressalta Kagi.



O intuito do workshop é esclarecer as bases biológicas do processo de resistência a métodos de controle, além de prestar orientação para práticas adequadas para um melhor manejo da resistência. “É importante compreender que a resistência não diz respeito somente aos métodos químicos de controle. As pragas são altamente adaptáveis e podem se tornar resistentes a métodos de qualquer natureza", esclarece o Gerente Técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF, Luís Carlos Ribeiro. Ao final do evento, será elaborada uma agenda conjunta para a efetiva adoção de boas práticas agrícolas.



O evento é destinado a produtores, pesquisadores, R&D de indústrias, consultores, extensionistas, jornalistas, fiscais agropecuários, entidades de representação e interessados em geral.



As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: bit.do/manejodaresistencia

ver mais notícias