Eventos no Tocantins terão a Embrapa falando sobre arroz irrigado e pecuária de corte

A capacitação será nos dias 17 (terça-feira) e 18 (quarta) e terá apresentações teóricas e visitas a Unidades de Referência Tecnológicas (URTs)

16.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Clenio Araujo​​

A Embrapa marcará presença no interior do Tocantins em duas oportunidades entre os dias 17 e 19 de outubro: uma capacitação sobre arroz irrigado e um evento técnico sobre pecuária de corte. Em ambos os momentos, pesquisadores e analistas de diferentes unidades da empresa falarão sobre diversos assuntos referentes às duas cadeias produtivas.

Em Lagoa da Confusão, município situado no Oeste tocantinense que se destaca na produção de arroz irrigado, acontecerá o primeiro módulo de capacitação continuada para técnicos e consultores que trabalham com essa cultura no estado. A ideia é que eles possam atuar como multiplicadores, ou seja, ajudem a levar tecnologias em arroz irrigado a produtores e a outros técnicos e consultores.

A capacitação será nos dias 17 (terça-feira) e 18 (quarta) e terá apresentações teóricas e visitas a Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) a serem instaladas em dois municípios; além de Lagoa da Confusão, em Formoso do Araguaia, na mesma região. URTs são áreas em propriedades rurais que a Embrapa e parceiros mantêm para servir como modelos para outros produtores. Nessas áreas, são implantadas e conduzidas tecnologias adaptadas à região, normalmente levando a melhorias na produção e na produtividade.

Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) está à frente dessa capacitação. Entre os temas a serem abordados, estão utilização de microrganismos benéficos na cultura do arroz e demandas para programação dos próximos módulos. O pesquisador Daniel Fragoso, que atua junto ao núcleo de sistemas agrícolas da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) no estado, é o organizador das duas visitas às URTs.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024