Expansão do programa Soja Plus focará no restauro de áreas de preservação permanente

Parceria entre Aprosoja e IDH trabalhará com propriedades de Sorriso e região Médio Norte de Mato Grosso

14.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

O programa Soja Plus ampliará seu raio de atuação em 2017. Em parceria com a Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH), entidade holandesa, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) está formulando um projeto piloto que irá enfocar a área ambiental, com o restauro das áreas de preservação permanente degradadas.

De acordo com Cristiane Sassagima, gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, o projeto iniciará no município de Sorriso, região Médio Norte, e abrangerá propriedades no seu entorno (aproximadamente um raio de 80 quilômetros). “A princípio, a meta é atingir 200 agricultores, levando em consideração os que já fazem parte do Soja Plus e novos produtores, em oito municípios da região. Pretendemos levar informações sobre a legislação ambiental e incentivar o início do processo de restauro em propriedades participantes do programa Soja Plus”, afirma.

O objetivo desta parceria é a expansão do programa Soja Plus e os produtores que quiserem ingressar terão que percorrer todo o caminho: fazer o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) sobre legislações trabalhistas e ambientais, conhecer as ferramentas de gestão e ter sua propriedade analisada pelos supervisores de projetos. Também serão realizadas revisitas para avaliar o percentual de conformidade das propriedades participantes.

“O projeto Referência, de gestão financeira da propriedade, também fará parte do Soja Plus e ajudará neste processo”, acredita a gerente. Após validação do projeto em reunião de diretoria, o projeto entrará em andamento com cursos previstos para abril.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024