Expedição China: conhecimento e diversão

Além do roteiro técnico, a expedição ofereceu oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos da China e Emirados Árabes Unidos , com experiências divertidas e inesquecíveis

04.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Revista Cultivar

De 18 a 28 de setembro, a Revista Cultivar participou da Expedição China, organizada pela agência de viagens técnicas AgroBravo. O objetivo principal da viagem: percorrer os caminhos da soja brasileira em território chinês. Durante quase dez dias o grupo de 32 pessoas, formado por produtores, consultores e jornalistas, visitou centros de pesquisa, empresas beneficiadoras de soja, propriedades rurais e vários pontos turísticos em território chinês e também em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Para entender a China, a viagem começou com uma palestra técnica do professor do Instituto de Ciências Geográficas e Investigação de Recursos Naturais, Liu Aimin, que falou sobre produção e comercialização de soja no país, perfil do consumidor, mercado interno e importação e exportação de soja para o desenvolvimento da China. Os dados surpreendentes mostram o tamanho do mercado chiês e a necessidade crescente por alimentos vindos de fora. Não poderia ser melhor notícia para os produtores brasileiros presentes na expedição. Murilo Teixeira Gonçalves, produtor e pecuarista de São Gabriel (RS), comemora a constatação. “Cada chinês consome anualmente 5kg de carne bovina. Isso mostra o quanto as exportações de carne bovina para a China podem crescer", explica. “Percebemos também que a capacidade de esmagamento de soja é duas vezes maior que a quantidade realmente esmagada, o que deixa claro que, apesar dos chineses dizerem que a importação se manterá estável nos próximos anos, a tendência é de aumento", explica. Outro ponto que chamou muita atenção para ele é o fato de os chineses demonstrarem grande desejo de realizar negociações diretas com os produtores, o que aumentaria ainda mais a competitividade dos produtos brasileiros na China.

CONHECIMENTO E DIVERSÃO

O objetivo principal dos roteiros elaborados pela AgroBravo é sempre oferecer aos produtores a possibilidade de conhecer o máximo possível a realidade dos países visitados. “Procuramos desenvolver um roteiro baseado nos negócios de nossos clientes, possibilitando, assim, que eles entendam melhor a realidade do país que estão visitando", explica Julio Bravo, diretor da agência. No entanto, todas as viagens oferecem, além do roteiro técnico, oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos das regiões visitadas, com experiências divertidas e inesquecíveis.

Na Expedição China não foi diferente. Entre uma visita técnica e outra, o programa reservou momentos para desfrutar as belezas do país. Além de city tours pelas cidades de Beijing, Xangai e Harbin, dois passeios mereceram destaque. Considerada uma das sete maravilhas do mundo, a Muralha da China com sua história milenar e seus 6,8 mil quilômetros de extensão foi visitada pelo grupo no último dia na cidade de Beijing.

Já na cidade de Harbin, o grupo visitou a maior reserva de tigres siberianos do mundo, uma espécie em extinção que conta com apenas mil exemplares. Esta reserva abriga 500 tigres que são alimentados e monitorados para proporcionar um ambiente parecido ao habitat com segurança, garantindo a possibilidade de reprodução da espécie.

Em Xangai, na cidade mais futurística da China, além de conhecer a parte moderna da cidade o grupo visitou o Yuyuan Garden, um local que guarda traços da Dinastia Ming entre os séculos 14 e 17, com suas construções típicas.

Já na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que também estava no roteiro da viagem, o objetivo era conhecer os modernos arranha-céus e as avenidas largas, cheias de carros luxuosos. Erguida entre o deserto da Arábia e a costa do Golfo Pérsico, Dubai possui uma das maiores rendas per capita do mundo. Lá está também o maior prédio já construído pelo homem, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura, de onde o grupo de brasileiros pôde conferir um visual deslumbrante da cidade no skydeck localizado no 124º andar. O grupo também visitou o mercado de especiarias, o famoso mercado de joias Gold Souk, o Burj Al Arab Hotel e a Palm Jumeirah, além de realizar um rally no deserto, onde foi possível conhecer uma fazenda de camelos e desfrutar um jantar típico.

PRÓXIMO DESTINO

A próxima viagem da AgroBravo será para visitar a Eima, a maior exposição de máquinas agrícolas da Itália, que ocorre de 10 a 16 de novembro, em Bolonha. No roteiro, além da feira, também serão visitadas Maranello, capital mundial da Ferrari, Florença e Roma. Mais informações no site www.agrobravo.com.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024