Expertise brasileira é modelo para criação de sistema de produção e comercialização em El Salvador

​As políticas públicas de apoio à produção e comercialização agrícola executadas pela Conab podem ajudar El Salvador na elaboração de um sistema de abastecimento e comercializaç&

15.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Conab

As políticas públicas de apoio à produção e comercialização agrícola executadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) podem ajudar El Salvador na elaboração de um sistema de abastecimento e comercialização do feijão vermelho, um dos principais produtos consumidos no país. Com objetivo de buscar a expertise brasileira nas ações de abastecimento, a embaixadora de El Salvador no Brasil, Diana Vanegas, se reuniu com representantes da Companhia nesta sexta-feira (12).

"Precisamos desenvolver um sistema de ações que consiga maximizar os potenciais do setor agrícola, diminuindo a dependência na importação do feijão vermelho a ponto da própria produção ser capaz de abastecer o consumo interno, garantindo o fortalecimento dos agricultores e, ao mesmo tempo, a segurança alimentar da população", ressaltou a embaixadora.

Durante o encontro, foi ressaltada a necessidade de um diagnóstico da atual situação de mercado do produto em El Savador, para que sejam definidas as ações que sustentarão o sistema a ser criado. "Tão importante quanto criar a estrutura de comercialização e abastecimento, é estabelecer os mecanismos de atuação, que darão suporte à atuação", destacou o gerente substituto de Gestão da Oferta da Companhia, Stelito Reis Neto.

A expectativa do governo de El Salvador é construir um plano operacional para implementar ações concretas que fortaleçam o sistema agrícola e alimentar do feijão vermelho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024