Expoarroz 2017 inicia nesta terça, 09, com expositores, painéis e rodadas de negócios

A cadeia produtiva do arroz estará reunida nos próximos três dias na Expoarroz 2017, em Pelotas/RS

08.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Grazieli Gotardo

A cadeia produtiva do arroz estará reunida nos próximos três dias na Expoarroz 2017, em Pelotas/RS. O evento, que inicia nesta terça-feira (09) e se estende até o dia 11/05, chega a sua 5ª edição com a força do setor no Rio Grande do Sul, principalmente na região sul do Estado. Além de contar com a área de exposição, a feira também receberá o Fórum Internacional O Arroz e a Segurança Alimentar, as rodadas nacional e internacional de negócios, a Carreta-Auditório da AGAS, entre outras atividades ao longo dos dias. A abertura oficial acontece na terça-feira, 09, às 19h30. A entrada na feira e todas as atividades são gratuitas ao público.

Contando mais de 100 expositores e uma programação focada em promover negócios, a expectativa da organização da feira é de que 10 mil pessoas visitem os pavilhões do Centro de Eventos nos próximos dias. Com a perspectiva de uma safra com números recordes, o ano já se mostra positivo para o setor: somente nos três primeiros meses de 2017 mais de 270 toneladas de arroz (somados o grão com quebrados) já foram movimentadas no Porto do Rio Grande.

A programação dessa terça inclui o início da Rodada Internacional de Negócios, a partir das 14h no estande da Apex-Brasil/Abiarroz, os painéis do Fórum Internacional O Arroz e a Segurança Alimentar, das 14h às 18h, no auditório principal, e ainda o lançamento do livro "O Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidos", às 17h, na Carreta da AGAS. Publicado pelo IRGA e de autoria do pesquisador Gilberto Amato, o livro é resultado de um trabalho de seis anos e apresenta pesquisas relevantes sobre o arroz e a sua importância nutritiva.


Fórum Internacional O Arroz e a Segurança Alimentar
Com palestras envolvendo todos os setores da cadeia produtiva, o Fórum Internacional O Arroz e a Segurança Alimentar, organizado por entidades como IRGA, Embrapa, Federarroz, Abiarroz, Porto do Rio Grande e Laboratório de Grãos da UFPel, conta com painéis que devem debater desde as tecnologias na indústria, até as questões climáticas e a importância do grão na alimentação humana. Como palestrantes foram convidados diversos pesquisadores, professores e especialistas das áreas envolvidas. O Fórum acontecerá durante os três dias da Expoarroz, das 14h às 18h, no auditório principal do Centro de Eventos.

Rodada de Negócios Brazilian Rice
Promovida pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) através do projeto Brazilian Rice, a Rodada Internacional tem programação na feira nos dias 9 e 10 de maio, atraindo compradores de países como Bélgica, Suíça, Estados Unidos, Gâmbia, Bolívia, entre outros. Além de participarem das rodadas, os compradores, que chegam a convite do Brazilian Rice, também visitarão as indústrias de arroz da região para conhecer o potencial das indústrias instaladas próximas a Pelotas. A estimativa é de que a ação repercuta em cerca de US$ 10 milhões em negócios nos próximos meses.

Rodada de Negócios Sebrae
A Rodada Nacional, organizada pela Regional Sul do Sebrae em Pelotas, acontecerá no dia 11 com foco nas empresas de Tecnologia da Informação (TI). O objetivo é aproximar empresas e facilitar contatos para possibilitar novas interações comerciais. A rodada abrirá espaço para que micro e pequenas empresas possam apresentar os seus produtos às chamadas "Âncoras", que serão as empresas de grande porte convidadas a participarem do evento.

CONMASUR
A Confederación de Molinos Arroceros del Mercosul (CONMASUR) reunirá 59 sócios representantes de cinco países integrantes da Confederação. A reunião da entidade acontecerá no dia 11, às 14h, e irá debater temas como a integração das indústrias de arroz dos países membros. O órgão realiza reuniões como essa desde 1994.

Provarroz
Um dos apoiadores do evento, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) leva para a Expoarroz 2017 o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), que busca aumentar o consumo do grão através da conscientização dos consumidores sobre os seus benefícios. No dia 10, das 15h às 17h30, na Carreta da AGAS, uma das ações do Provarroz, o "Arroz na Escola", contará com a presença de uma nutricionista que ministrará uma palestra destinada a merendeiras escolares para ampliar o uso do arroz na alimentação dos estudantes.

Evento
A feira tem patrocínio master do Instituto Rio Grandense do Arroz, IRGA, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Também são patrocinadores da Feira TECON Rio Grande, Vetorial Net, Ameropa, Sicredi, Delta Plastics e Porto do Rio Grande. A Expoarroz 2017 é organizada pela Estima Mercado e promovida pela Bolsa Continental de Mercadorias.

SERVIÇO
O que: Expoarroz 2017 - Do campo à mesa
Data: 9 a 11 de maio de 2017
Local: Centro de Eventos de Pelotas (Trevo de acesso, Av. Presidente João Goulart)
Horário: 14h às 21h | Visitação: gratuita
Site: www.expoarroz.com.br | Facebook: www.facebook.com/expoarroz?fref=ts

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024