NOTÍCIAS

Exposição do Simpósio de fruticultura apresenta mais de 90 trabalhos científicos

  • 22/10/2015 |
  • Marcos A. Bedin
Noventa e quatro trabalhos científicos de estudantes universitários foram expostos nos dois dias do 1º Simpósio Brasil Sul de Fruticultura, realizado no Parque da EFAPI em Chapecó. O evento, que integrou a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, foi uma promoção do SEBRAE/SC, ACACITROS, AEAGRO, EPAGRI, EMATER/RS, UNOESC, UNOCHAPECÓ, UFFS, e UTFPR – Campus Pato Branco. Participaram mais de 700 pessoas entre estudantes, técnicos, produtores e representantes de entidades do segmento.

O engenheiro agrônomo e coordenador geral do simpósio Daniel Borsói ressalta que a exposição superou as expectativas. “Nossa meta era apresentar 50 resumos científicos, mas o número de inscrições foi bem superior ao esperado. Tivemos trabalhos de estudantes da UFFS, Unoesc Xanxerê, Unochapecó, Udesc Lages, Emater/RS, UFSM, UFPEL, além de pesquisas da Epagri e trabalhos de duas universidades da Bolívia, entre outras instituições”.

A engenheira agrônoma e mestranda do Programa de Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS, Scheila Lucia Ecker, é uma das autoras do trabalho “Produtividade de figo em função do manejo da cobertura do solo”. O experimento foi conduzido em pomar de figueira e permitiu avaliar a safra 2013/2014 no município de São Domingos.

As exportações brasileiras de frutas frescas para a safra 2014 alcançaram 672.995.049 kg, tendo a cultura do figo como a 12ª em volume de exportação com 1.346.981 kg. “As plantas de cobertura impedem a perda de nutrientes e contribuem para a manutenção ou melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Dessa forma, o objetivo foi avaliar técnicas de manejo da cobertura do solo em pomar de figueira, visando elevar a produtividade dos frutos”, explicou Scheila.

O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com repetições e, para cobertura de solo, foi usado um consórcio com três espécies de forrageiras de inverno. Os tratamentos incluíram manutenção da cobertura, capina, acamamento e roçada. “A conclusão do trabalho indicou maior teor de umidade no solo e, consequentemente, maiores produtividades”, finalizou Scheila.

Semana da Ciência e Tecnologia
O Simpósio Brasil Sul de Fruticultura contemplou a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que no oeste catarinense é realizada pela coordenadoria regional oeste do SEBRAE/SC com a parceria do Poder Público Municipal, ABCOL, ACACITRUS, DEATEC, UNOESC, UDESC, UFFS, UNOCHAPECO. O foco do evento é a difusão de práticas inovadoras e tecnologia nos pequenos negócios, além da ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o país desde 2004 e o tema deste ano é "Luz, Ciência e Vida". ver mais notícias