NOTÍCIAS

Expotec Embrapa 2016 apresenta soluções tecnológicas para o estado de Goiás

  • 26/02/2016 |
  • Hélio Magalhães

Com o tema 'Um giro por soluções tecnológicas da Embrapa para Goiás' será realizado nos próximos dias 17 e 18 de março, na sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) a Expotec Embrapa 2016.

O evento tem o objetivo de divulgar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Empresa para a agropecuária do estado de Goiás. Foram convidados os produtores rurais, técnicos, estudantes e parceiros de instituições públicas e privadas, organizações estaduais de pesquisa, cooperativas, instituições de ensino, órgãos de extensão rural e fundações, além de empresários do setor agropecuário e imprensa em geral.

No dia 17, as tecnologias serão apresentadas em cinco estações, voltadas a sistemas de produção de grãos e fibras. Os sistemas integrados de produção agrícola requerem abordagem específica em relação à sua descrição, devido à complexidade do processo de planejamento e de execução das atividades na unidade de produção.

Para a eficiência na execução, estes modelos dependem de um conjunto de análises e condições, por exemplo, de clima, solo, mercado e socioculturais; a experiência acumulada por certas unidades de produção pode ser usada por outras propriedades que apresentam condições semelhantes, desde que estas estejam dispostas a iniciar um novo processo de melhoria contínua da qualidade de suas atividades rotineiras, acelerando a adaptação dos recursos internos, melhorando a qualidade ambiental e minimizando impactos de mudanças induzidas pelo mercado ou por transtornos de safras devido a intempéries.

No dia 18, serão seis estações sob o tema: práticas e tecnologias para pecuária de precisão. O trabalho com a pecuária está ficando facilitado graças à tecnologia, equipamentos modernos e à postura gerencial do produtor. É a chamada pecuária de precisão, que tem acelerado o processo de eficiência do sistema de produção da pecuária.

O conceito de precisão está relacionado a uma postura gerencial que leva em conta a variabilidade existente entre os animais, entre as fazendas e entre os pastos, por exemplo. Desta maneira, é consenso que a implantação da pecuária de precisão tende a crescer frente ao aumento da demanda do mercado por carne e diminuição das áreas destinadas à produção.

A Expotec Embrapa 2016 tem entrada gratuita a todos os interessados. Outras informações sobre o evento podem ser tratadas pelo telefone (62) 3533-2107, e-mail: arroz-e-feijao.eventos@embrapa.br.

ver mais notícias