Fábrica de fertilizante organomineral recebe visita

Equipe da Embrapa e da Calderon Consulting no Distrito Federal, no dia 22 de março, para acompanhar a construção da OrganoGran

29.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Equipe da Embrapa e da Calderon Consulting (Lauro de Freitas-BA) esteve em São Sebastião, no Distrito Federal, no dia 22 de março, a fim de acompanhar a obra de construção da OrganoGran, a primeira fábrica de fertilizante organomineral com previsão de inauguração durante a Agrobrasília, que acontece na segunda quinzena de maio.

Seguindo um modelo de inovação aberta, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), em parceria com a Calderon Consulting, desenvolveu um fertilizante que poderá ser produzido em escala industrial. "Foi a parceria perfeita, porque de um lado, tínhamos a fórmula e a Calderon Consulting tinha o processo de produção e a engenharia das fábricas. Com isso foi possível gerar um produto pronto para chegar ao consumidor final", explica Denise Werneck, chefe da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos. A OrganoGran ocupa uma área de 40mil metros quadrados, com capacidade de produção de 25 mil toneladas/ano.

Durante a visita, o diretor da Calderon Consulting, João Calderon, demonstrou a fábrica, fornecendo informações técnicas e mercadológicas, acompanhado pelo proprietário da OrganoGran, Luciano Conceição. Já o pesquisador da Embrapa Solos, Vinicius Benites, fez a interlocução técnica entre Calderon Consulting, Embrapa e OrganoGran.

“Um dos ganhos da fábrica será a redução do passivo ambiental em relação à cama de frango", conta Denise Werneck.

Aproveitando diversos resíduos orgânicos de agroindústrias, criação de animais, restos agrícolas etc. os fertilizantes organominerais são processados, estabilizados e devolvidos aos solos na forma de nutrientes. Com isso, reduzem o impacto ambiental da atividade agropecuária e elevam os índices de produtividade do solo. Por ter a vantagem de ser sustentável, essa tecnologia foi classificada como uma Patente "Verde", de direito da Parceria Calderon Consulting, do diretor, João Calderon, reconhecida internacionalmente.

Outras duas fábricas, em Anapolis (GO) e Goioerê (PR), aguardam a liberação do financiamento para iniciar a construção.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024