NOTÍCIAS

Faca resistente ao desgaste da Fácil System é finalista do Swedish Steel Prize 2015

A empresa brasileira Fácil System desenvolveu facas fabricadas em aço resistente ao desgaste para o seu moinho de trituração de matéria-prima, aprimorando a eficiência do processo de trituração da palha da cana-de-açúcar. Os benefícios deste novo moinho incluem melhor desempenho, economia de energia, aumento da produtividade e vida útil prolongada. Devido a esta forma inovadora de utilização do aço, a Fácil System é uma das quatro finalistas do Swedish Steel Prize deste ano.

O Swedish Steel Prize é concedido anualmente pela SSAB, líder mundial em aço de alta resistência e chapas antidesgaste, para premiar os produtos e soluções mais inovadores no uso de aços de alta resistência. O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Estocolmo, no dia 19 de novembro.

A Fácil System desenvolveu um triturador para utilização da palha da cana-de-açúcar em caldeiras para cogeração de energia de biomassa. O motor do moinho, que tritura a palha da cana-de-açúcar, é composto por um conjunto de facas em espiral parafusadas ao suporte dos eixos do equipamento. As lâminas foram desenvolvidas com aço resistente ao desgaste Hardox 600, e a grelha de saída da máquina, que determina o tamanho das partículas de palha, foi feita com Hardox 450. O uso inovador de aços resistentes ao desgaste aumentam a vida útil de serviço das lâminas, reduz os custos de manutenção e proporciona economia de energia.

“Como estamos localizados na região das plantações de açúcar de Araraquara, percebi um valor adicional na palha da cana, que costumava ser deixada no campo”, diz Laércio Ribeiro, diretor-executivo da Fácil System. “A palha da cana agora está sendo utilizada como combustível nas caldeiras para produzir eletricidade. Nosso projeto foi impulsionado pela demanda dos clientes. A utilização de aços resistentes ao desgaste prolongou consideravelmente a durabilidade dos componentes: agora, este mesmo equipamento pode triturar palha durante 15 dias em vez de dois. Pode triturar de 10 a 70 toneladas de palha por hora a uma densidade de 50 a 90 quilos por metro cúbico, um recorde mundial, além de reduzir o consumo de energia para 18 kW/tonelada”.

A empresa conta com um total de 17 trituradores e a expectativa é de produzir 300 máquinas ao longo dos próximos 10 anos.

No Brasil, a cana-de-açúcar é comumente usada como uma fonte de energia ecológica e renovável, amplamente utilizada para produzir combustível para carros. A palha da cana tornou-se também uma matéria-prima com grande potencial para um novo biocombustível conhecido como etanol de segunda geração ou E2G. Esta palha costumava ser deixada no campo como lixo e queimada.

A Fácil System está localizada em Araraquara (270 quilômetros de São Paulo, capital) e, desde 1986, produz equipamentos e componentes para a secagem, britagem, moagem, triagem e sistemas de manuseamento de materiais para mineração, pedreiras, cerâmicas, cimentos, fertilizantes e outros setores, utilizando técnicas criativas e inovadoras para oferecer serviços superiores, que atendem às necessidades dos clientes. A empresa exporta para Índia, Chile, Venezuela, Bolívia, Peru e Colômbia.

ver mais notícias