​Falker aumenta em 30% investimentos para incrementar portfólio

Mesmo com período de turbulência econômica, empresa do setor de agricultura de precisão aposta no setor para confirmar expansão

22.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Apesar do momento turbulento da economia brasileira, que vem afetando o crescimento de empresas nacionais, especialmente pequenos e médios empreendimentos, há quem utilize a crise para buscar expansão de mercado, principalmente no setor agropecuário, que vem demonstrando números que estão segurando o país. Olhando além da crise, os investimentos em tecnologias feitos pelos produtores viram oportunidade para empreendimentos do segmento da Agricultura de Precisão.

Um exemplo é a Falker, empresa de tecnologia para agricultura sediada em Porto Alegre (RS), mas presente em todos estados brasileiros. Ao invés de retração, o empreendimento, que está há dez anos no mercado, aumentou em 30% o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação neste ano para incrementar em 50% o portfólio de produtos que serão ofertados ao mercado consumidor. "Apesar do momento delicado da economia, acreditamos no mercado agrícola e na expansão da Agricultura de Precisão e da busca por informações agronômicas para a gestão agrícola. Por isto, estamos usando o momento de retração para ampliar linha de produtos e estarmos prontos para o próximo ciclo de expansão", observa o diretor da empresa, Marcio Albuquerque.

Os produtos que começarão a ser lançados pela empresa no segundo semestre vão contemplar áreas como agricultura de precisão e controle da irrigação, entre outros itens essenciais na gestão de informações agrícolas. Um destes produtos, que já está em testes junto a clientes parceiros, será único no mercado nacional, com custo 30% menor do que os concorrentes importados que estão no mercado. "A qualidade das informações agronômicas é cada vez mais importante para quem faz a gestão de propriedades rurais. Não podemos ficar apenas importando tecnologias desenvolvidas para outras realidades. Acreditamos na inovação feita aqui, para trazer resultados práticos para os produtores brasileiros", explica o diretor da Falker.

Estes investimentos são baseados na crença de que a Agricultura de Precisão, na qual se aplica os insumos de acordo com a necessidade de cada porção das lavouras, graças a ferramentas como GPS, softwares e equipamentos sofisticados, é apenas a primeira manifestação de maior visibilidade do conceito de Agricultura da Informação. "No mundo empresarial, as melhores práticas recomendam as decisões baseadas em fatos e dados, acompanhadas da melhoria contínua. Na agricultura, deve-se seguir o caminho das decisões baseadas em números e dados. Ao mapear áreas, a Agricultura de Precisão permite o conhecimento de detalhes perdidos no aumento de escala das décadas passadas", salienta Albuquerque.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024