Fertilizante foliar ajuda no combate aos nematoides

O produto foi desenvolvido pela Kimberlit Agrociências e atua na resistência das culturas contra o parasita

24.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Os já conhecidos inimigos dos agricultores brasileiros, os nematoides, podem ser combatidos por um novo fertilizante foliar dotado de tecnologia única no País. Desenvolvido pela Kimberlit Agrociências, Olímpia/SP, o HULK, é composto por substâncias orgânicas que promovem o aumento na produção de proteínas PR (proteínas resistentes a patogenicidade) na planta contra, por exemplo, os vermes de solo. Esta é mais uma importante ferramenta nas mãos do produtor, pois, para se ter ideia, os nematoides já são considerados como um dos principais problemas fitossanitários da sojicultura brasileira. Conforme destaca a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), associados a outras causas, os vermes são promotores também da estagnação da produtividade da oleaginosa.

 De acordo com o engenheiro agrônomo, Juscelio Ramos de Souza, pesquisador da Kimberlit Agrociências, existem diversas espécies de nematoides que danificam o sistema radicular da soja, entre elas se destaca os de galha (Meloydogine incognita Meloydogine javanica), os das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e, ainda, o de cisto (Heterodera glycines). Segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia, as perdas causadas por infestações desses parasitas variam em média entre cinco e 35%, dependendo do tipo de cultivo. Em casos mais graves, o impacto na produtividade pode ser ainda maior.  O novo fertilizante chega para fazer parte das estratégias para redução da população dos vermes. “O HULK é o único indutor de resistência do mercado com ação de translocação nas plantas, aplicado via folha que consegue agir até o sistema radicular, aumentado os níveis de substâncias de defesa no combate aos nematoides”, aponta o pesquisador.

 O HULK foi desenvolvido para todas as culturas de interesse econômico, como por exemplo, algodão, café, citros, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja. Segundo o Especialista da Kimberlit Agrociências, resultados de pesquisas em instituições e áreas experimentais em propriedades já demonstraram a eficiência do fertilizante em induzir a resistência em plantas. “Os resultados já foram comprovados na indução de resistência ao ataque de nematoides na cultura da soja, por meio de experimentos conduzidos na Fundação MT em Rondonópolis/MT, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ) e Universidade de Passo Fundo (UPF) no Rio Grande do Sul”, diz Souza.

 Além da indução de resistência, outras medidas também são importantes para combater os nematoides. Assim como explica o pesquisador, os produtores precisam também adotar a rotação com culturas não hospedeiras e a utilização de materiais genéticos resistentes.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024