FMC lança inseticida para citricultura

O bicho-furão e o psilídeo são duas das principais pragas que afetam a citricultura. A mariposa Gymnandrosoma aurantianum, conhecida como bicho-furão, afeta os frutos provocando seu apodrecimento e queda.

07.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Gabriela Moraes

O bicho-furão e o psilídeo são duas das principais pragas que afetam a citricultura. A mariposaGymnandrosoma aurantianum, conhecida como bicho-furão, afeta os frutos provocando seu apodrecimento e queda, o que os inutiliza tanto para consumo in natura quanto para a produção de suco. De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), plantas atacadas por bicho-furão tiveram maior incidência nos pomares de regiões mais quentes, como Norte e Noroeste (>10%), seguidas por Centro e Leste (entre 5 e 10%). Já o psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), principal doença que afeta a citricultura no estado de São Paulo. Ele vive em plantas da família Rutaceae, principalmente em murta e citros e está em ampla disseminação no parque citrícola. Como um meio de combate à proliferação destas pragas, a FMC Agricultural Solutions lança o inseticida Mustang 350 EC para citricultura com foco no bicho-furão e psilídeo.

O inseticida multicultura da FMC está aprovado na lista PIC Critos (Programa de Produção Integrada dos Citros, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA]) e é um dos poucos registrados especificamente para o psilídeo. “Entre seus principais diferenciais estão o maior efeito de choque e intervalo de segurança de três dias, já que com menor dose e maior eficiência operacional, o Mustang tem controle mais rápido, diminuindo o potencial do dano da praga e o período de carência para colheita de três dias", explica Flavio Irokawa, gerente de marketing H&F.

Outros benefícios são a maior penetração pela cutícula e tarso das lagartas e outros insetos pragas, o isômero da FMC tem maior atividade, baixa lavagem pela chuva e sem fitotoxicidade. “É mais uma vez a FMC disponibilizando ferramentas e inovações tecnológicas de apoio aos citricultores, facilitando o dia a dia no campo para trazer maior produtividade e rentabilidade no campo. Somos Orgulhosamente Citricultores", complementa Irokawa.

Recomendação

Para o uso do inseticida no controle do psilídeo e também do bicho-furão, a dose recomendada é de 5 a 10ml a cada 100 litros de água.

Campanha Orgulhosamente Citricultor

Trata-se de uma campanha focada no citricultor que tem vivido ciclos inconstantes na citricultura e a FMC quer estar junto nessa empreitada trazendo conveniência e apoio ao segmento. Além de disponibilizar soluções tecnológicas que controlam doenças e aumentam a produtividade no campo com conveniência, a companhia promove ainda homenagens e parcerias com instituições de pesquisas e trabalhos técnicos para fomentar essa cultura no País e também apoia eventos neste mercado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024