​Força Tarefa da RTRS debate práticas responsáveis para produção de soja

Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) promoveu a terceira reunião do ano da Força Tarefa Brasil, em São Paulo

22.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Angélica Cortez

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) promoveu a terceira reunião do ano da Força Tarefa Brasil, em São Paulo-SP. O grupo é composto por representantes de ONGs, indústrias e produtores – entre eles, Basf, Bayer, Amaggi, Monsanto, Cargill, Dupont, Syngenta, Solidariedad, FAPCEN, Agroicone, TNC, IDH, Earth Innovation, INPEV e Cerquality, SLC e Nidera, Grupo GGF, Vanguarda Agro, Cofco Agro, CHS, Aliança da Terra, WWF e CAT Sorriso.

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados do projeto “Impactos da Certificação RTRS no Brasil" realizado pela Fundação Espaço ECO; mostrar os dados atualizados do mercado de venda de créditos, produtores e fazendas certificadas no Brasil, novas parcerias e projetos da Associação; e divulgar como a certificação auxilia o trabalho de órgãos como o Sindiveg, Aged, Inpev e Anvisa.

A Força Tarefa Brasil da RTRS é um espaço de trabalho e colaboração que reúne membros da associação, incentivando o trabalho do mercado global e contribuindo para a construção de políticas públicas, difundindo informação aos produtores e consumidores, fortalecendo assim, o mercado para a soja responsável.

“O Brasil é o maior produtor de soja responsável do mundo, são mais de 170 fazendas certificadas, com destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste. É um número que cresce devido à divulgação entre os produtores, que ressaltam os benefícios da certificação para as fazendas vizinhas", destaca o Consultor Externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches.

O representante da TNC, Rodrigo Scuri, apresentou o projeto “Colaboração para Florestas e Agricultura", uma iniciativa multi-setorial para implementar a produção e originação de carne e soja livres de desmatamento em escala. “O projeto se baseia na noção de que a produção agrícola sem desmatamento pode ser aumentada e acelerada mundialmente por meio de empresas multinacionais que podem viabilizar padrões e incentivar a adoção de melhores práticas por produtores", comenta.

Gisela Introvini, da Fundação FAPCEN, ressaltou o trabalho realizado para o desenvolvimento sustentável do Corredor Norte do país. “A certificação RTRS tem nos auxiliado a conscientizar os produtores a produzir com sustentabilidade e trabalhar com o tripé ambiental, social e econômico por meio do Padrão RTRS, aplicável mundialmente", garante.

Uma das metas para o próximo ano da Força Tarefa Brasil da RTRS é aumentar o engajamento e participação da indústria alimentícia e supermercados brasileiros. “Conscientizar o consumidor brasileiro sobre as melhores práticas adotadas nas fazendas e, assim, aumentar a exigência por soja certificada é também um compromisso para 2017", finaliza Cid Sanches.

É parte do desafio da RTRS trabalhar para se consolidar como uma mesa redonda e ser reconhecida como fórum de diálogo que inclua e integre múltiplos atores, como produtores, indústria, sociedade civil, governo e entidades financeiras com objetivo de trocar experiências, identificar necessidades e construir conjuntamente soluções e ações concretas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024