NOTÍCIAS

Fortes chuvas e granizo trazem prejuízos à produção de olerícolas no RS

  • 23/10/2015 |
  • Mateus de Oliveira
Em Santa Maria (RS), os produtores de alface tiveram perdas que chegam a 80% da produção em decorrência das fortes chuvas registradas na última semana, com enxurradas e alagamentos das áreas mais baixas, é o que destaca o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

No município de Feliz, onde o plantio do pepino em ambiente protegido se ampliou devido à boa remuneração da safra anterior (tanto o pepino conserva quanto o salada), a cultura encontra-se em fase de desenvolvimento e pré-colheita. De acordo com a Emater/RS-Ascar, o excesso de chuva da última quinzena obrigou os produtores a aumentarem os tratamentos fitossanitários para a cultura. Em Alto Feliz, os agricultores também registraram dificuldades associadas ao clima, que prejudicam o trabalho de manejo e o desenvolvimento da cultura, com surgimento de doenças fúngicas.

Em Linha Nova, no Vale do Caí, ocorreram fortes chuvas, ventos e queda de granizo em algumas localidades na última quinzena. Em função das condições meteorológicas adversas, as plantas sofreram danos que prejudicaram principalmente a parte vegetativa da couve-flor e brócolis. Nas áreas em que ocorreu queda de granizo, os danos apareceram nas folhas e inflorescências, com incidência de manchas escuras. Mas apesar desses fatores adversos, os técnicos da Emater/RS-Ascar relatam que na última semana muitas lavouras já começaram a se recuperar, com a retomada nos cronogramas de plantio e tratos culturais. ver mais notícias