​Fortes chuvas favorecem enchimento de grãos de soja no Mato Grosso do Sul

De acordo com especialista, produção pode chegar a 7,8 milhões de toneladas

03.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Eric Reale Finger

Os agricultores do Mato Grosso do Sul finalmente tiveram o que comemorar na produção de soja, uma das principais culturas do estado. Sem chuvas entre outubro e novembro do ano passado, a safra, em período de enchimento dos grãos, enfrentava um momento crítico. As chuvas que chegaram na terça-feira (31), no entanto, vieram para favorecer as plantações.

De acordo com Leonardo Carlotto Portalete, analista técnico de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), as chuvas são fundamentais no desenvolvimento das lavouras de soja. “A água é essencial para a planta conseguir se manter e realizar seu metabolismo. Quando o grão fica seco, isso prejudica seu enchimento, o que determina o potencial produtivo”, afirma.

As lavouras de soja do Mato Grosso do Sul tiveram um aumento de 2,3% em sua área em relação ao ano anterior, e a estimativa é de uma produção igualmente maior. “Em 2016 tivemos 7,6 milhões de toneladas de soja e, para 2017, esperamos superar a marca de 7,8 milhões”, finaliza o especialista.

O mapa da Climatempo mostra a estimativa de chuva que pode ser acumulada nos próximos 15 dias, até 18 de fevereiro de 2017. Os tons de verde mais escuro representam os maiores volumes.

Para a maioria da região, a previsão é de que chova de 30 a 70 mm até o dia 18. Algumas áreas, especialmente no sul e no norte (divisa com MT) podem acumular até 100 mm. No caso do Pantanal, na divisa com Mato Grosso, pode chover um pouco mais de 100 mm.

“Essa época do ano é bastante chuvosa em todo o Brasil. Podemos esperar por dias de sol, calor e pancada de chuva localizada, que tem curta duração, mas muitas vezes com bastante intensidade”, prevê Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024