NOTÍCIAS

Fundação Chapadão e Círculo Verde apresentam estratégias contra ferrugem da soja

  • 25/09/2015 |
  • André Piesanti
A convite da Circulo Verde, maior empresa de consultoria e pesquisa de Luiz Eduardo Magalhães, BA, o Diretor executivo e pesquisador da Fundação Chapadão Edson Borges participou do encontro comemorativo de 27 anos da empresa e apresentação dos resultados de pesquisa implantados na safra 2014/15, apresentados aos produtores da região. O Eng. Agr. Me. Edson Borges apresentou as estratégias de manejo para o controle da Ferrugem asiática da soja para a região de Chapadão do Sul, MS, e ao mesmo tempo as formas de adequação destas técnicas para a região de Luiz Eduardo.

Borges esclareceu que o manejo da ferrugem ele é único para todas as regiões do Brasil, basta que os produtores monitorem suas lavouras de soja é que interceda as aplicações preventivamente de forma que acerte a primeira aplicação e não erre a segunda e se necessário façam quantas mais forem necessárias. Edson e Celito Breda, discutiram formas de aproximação das empresa Circulo verde e Fundação Chapadão de forma que seus pesquisadores mantenham contato direto na troca de experiência uma vez que as regiões mesmo distintas e distantes tem muito em comum, isto se verifica ao longo dos anos.

A exemplo: os problemas de doenças na cultura da soja tem iniciado por Chapadão do Sul, o mais recente foi surgimento da ferrugem safra 2001/02 e em seguida aparecendo a confirmação desta nos chapadões da Bahia, outro ponto interessante é quando se trata de insetos os problemas iniciam por Luiz Eduardo e na safra seguinte aparece pela região dos Chapadões de MS, MT e GO, o mais recente foi a Helicoverpa armigera. Isto faz com que a pesquisa destas regiões mantenham estreito relacionamento, por isso, é comum consultores da região de Luiz Eduardo virem a palestrar em nossa região e vice e versa.

Para o presidente da Fundação Chapadão Adriano Loeff, o intercâmbio de conhecimento e troca de experiência é de fundamental importância entre as instituições, uma vez que os problemas se iniciam por uma região em seguida vai a outro até espalharem por todas as regiões produtora de soja, isto ocorreu com Furasium, Nematoide dos cistos e pratilenchus, Cancro da haste, Ferrugem, Mancha alvo, Helicoverpa, Bicudo, enfim é o convívio amigável entre as instituições que vãos nos salvaguardar dos riscos de uma epidemia ou de prejuízo em massa aos nossos agricultores. ver mais notícias