Fundação Chapadão e FMC levam conhecimento a produtores

O pesquisador da Fundação Chapadão Edson Borges percorreu diversas regiões apresentando as soluções integradas para o combate às doenças que atacam o milho

19.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
André B. Piesanti

Mais de 580 produtores e consultores do Mato Grosso da região da BR 163, e do Vale do Araguaia, compreendendo os municípios de: Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Campo Verde, Primavera do Leste, Canarana e Sonora no MS, conheceram as mais novas práticas de manejo e controle de doenças na cultura do milho.

A convite da empresa FMC e seus parceiros, o pesquisador da Fundação Chapadão Edson Borges percorreu estas regiões no período de 14 a 17 de dezembro e 11 a 15 de janeiro, apresentando as soluções integradas para o combate às doenças que atacam a cultura do milho, entre elas a Ferrugem, Mancha branca, Cercóspora, Helmintosporium e Diplodia. Foram mais de 580 pessoas que assistiram as apresentações, versando sobre o manejo destas doenças, consideradas as principais que atacam a cultura do milho. Borges, além de mostrar as técnicas de manejo para o controle específico a cada enfermidade, mostrou ainda a curva de progresso e a evolução destas em dois híbridos de milho, mostrando o momento ideal para intervenção com produtos efetivos ao controle de cada enfermidade.

O pesquisador explica que o produtor deve ficar de olho nas lavouras em seus estágios de desenvolvimento e nas condições do clima, pois o clima ideal para a cultura é o mesmo que favorece o desenvolvimento das doenças, não tem como “plantar milho sem produzir doença”, explica Edson, uma vez que as condições climáticas que favorece a uma boa produtividade, também favorece o desenvolvimento das doenças. Algumas doenças tendem a aparecer no início do desenvolvimento da cultura, como: Helmintosporium e a Ferrugem, a Cercóspora, a Diplodia e a Mancha branca, tende a aparecerem um pouco mais tarde, assim o acompanhamento da lavoura dirá o momento certo de proceder cada aplicação, qual o produto, e a dose mais efetiva a ser aplicada, assim, “o olho do dono é que engorda o boi”, finaliza Borges.

O Gerente de Marketing da FMC no Norte do MT, Adelino Thomazini, informa que a turnê continua em fevereiro nos municípios de Sapezal, Campo Novos dos Parecis no MT e Cerejeiras em RO.

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