NOTÍCIAS

Fundação MT mostra os resultados de pesquisas em dois grandes eventos

  • 15/01/2016 |
  • Douglas Pozzer

Em mais um ano, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, vai receber o público em suas estações de pesquisa para dois dias de campo com divulgação de resultados em diversas áreas da agricultura. O tradicional Fundação MT em Campo acontece nos dias 29 e 30 de janeiro em Nova Mutum, no norte de Mato Grosso, e nos dias 5 e 6 de fevereiro em Rondonópolis, sudeste do Estado. Nessas oportunidades, os participantes poderão visualizar à campo as reações de cada cultura e experimento diante das condições atuais desta safra, caracterizada pelo intenso período de estiagem.

A edição de 2016 traz o tema Produtividade e Rentabilidade, pois o esforço empregado na pesquisa, através do time da Fundação MT, tem como foco principal aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor. Francisco Soares Neto, diretor presidente da Fundação MT, acrescenta que o intuito é também o de “preparar todos os envolvidos na cadeia produtiva para terem maiores condições de enfrentar as adversidades que surgem a cada safra".

Os experimentos que serão apresentados são conduzidos em duas grandes áreas demonstrativas de práticas agrícolas de Mato Grosso, e trazem resultados deste ano e de safras anteriores. “Convidamos os produtores e demais profissionais para nos acompanhar nestes dias e ver, de forma prática, as estações onde o nosso time desenvolve os mais variados estudos sobre nematoides, adubação, doenças, insetos, mecanização, manejo de herbicidas, rotação de culturas, entre outros", destaca Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT.

Em Nova Mutum, o evento acontece a partir das 7h no Centro de Aprendizagem e Difusão da Fundação MT (CAD), localizado na Fazenda Três Irmãos (BR 163, Km 619). Serão 11 estações no campo com diferentes temas. Em Rondonópolis, na Estação Cachoeira (BR 163, sentido Itiquira, Km 40), o evento também contempla 11 estações de pesquisa, com início às 7h. O participante escolhe qual experimento quer visitar primeiro e pode fazer o circuito completo. “Os eventos são preparados para ter o dinamismo que a classe produtora precisa para encontrar as informações de forma prática e didática", explica Zancanaro.

As inscrições para o Fundação MT em Campo são gratuitas e podem ser realizadas no início do evento. Os temas de cada estação podem ser conferidos em www.fundacaomt.com.br.

ver mais notícias