Fundecitrus inicia estimativa da safra de laranja 2017/18

​O Fundecitrus deu início a estimativa com a atualização do inventário de laranjeiras do parque citrícola formado por 349 municípios de São Paulo e Minas Gerais

11.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundecitrus deu início aos trabalhos para a estimativa da safra de laranja 2017/2018 com a atualização do inventário de laranjeiras do parque citrícola formado por 349 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Esse procedimento é necessário para verificar a expansão, a renovação e a retração da área produtora durante o ano de 2016.

Os agentes do Fundecitrus visitarão 2.625 talhões de laranjeiras (quadras de plantas) - correspondentes a 5% do total existente no parque citrícola - para fazer a contagem de todas as árvores. Os locais foram definidos por sorteio baseado em estratificação por região, variedade e idade. Essa fase é o primeiro passo para a estimativa da safra 2017/18 e deve ser concluída em março.

Na sequência, será feita a derriça de 2.200 árvores, cujos frutos serão separados por florada, contados e pesados. Os dados da derriça associados aos do inventário de árvores compõem os números da safra, que serão divulgados em 10 de maio.

O Fundecitrus implantou a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) em outubro de 2014, em atenção a uma demanda do setor citrícola, que almejava possuir informações precisas sobre a produção de laranja e do parque citrícola levantadas de forma transparente, com base em medições de campo, contagem e pesagem de frutos. A pesquisa é feita em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto e o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal.

Assista o vídeo sobre a pesquisa de estimativa de safra: https://www.youtube.com/watch?v=k6TTksLYEgk

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco