Fundecitrus inicia sexta turma do MasterCitrus

​A sexta turma do Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros do Fundecitrus – MasterCitrus começou o curso nesta sexta-feira (20)

20.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

A sexta turma do Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros do Fundecitrus – MasterCitrus começou o curso nesta sexta-feira (20). A aula inaugural foi feita pelo professor titular do Departamento de Administração da FEA-RP/USP, Marcos Fava Neves, que abordou os aspectos econômicos da cultura de citros.

A nova turma do MasterCitrus é composta por 24 alunos, dos quais 19 são engenheiros agrônomos, quatro biólogos e um formado em biotecnologia. O mestrado tem duração de dois anos. O primeiro é dedicado às disciplinas teóricas e o segundo ao desenvolvimento de uma pesquisa que contribua com o aumento da eficiência no controle das principais doenças e pragas que afetam os citros e otimize o manejo dos pomares proporcionando mais economia e sustentabilidade.

“O objetivo do curso é que os alunos se tornem multiplicadores das informações geradas pelo Fundecitrus, desenvolvam novas tecnologias e aplique os conhecimentos no campo”, diz o pesquisador do Fundecitrus e coordenador do curso Renato Beozzo Bassanezi.

Os alunos da sexta turma abordarão em seus trabalhos novas técnicas para o controle de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de greening (huanglongbing/HLB), cancro cítrico, leprose e podridão floral.

A engenheira agrônoma da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Amanda Caroline Zito, irá percorrer mais de 500 quilômetros de Nova Esperança (PR) até Araraquara (SP), sede do Fundecitrus, para assistir às aulas do curso. A motivação é levar novas tecnologias aos produtores locais e ao departamento técnico da empresa.

“A pesquisa que irei desenvolver será prática e aplicável no campo. O objetivo é encontrar técnicas que diminuam os gastos com pulverizações para controle de psilídeo e aumente a rentabilidade e sustentabilidade na citricultura”, afirma.

As pesquisas dos alunos das turmas anteriores que estão concluídas, podem ser consultadas no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br/mestrado/dissertacoes).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024