Fundecitrus lança aplicativo para ajudar a calcular pulverizações

O Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF) permite calcular o volume de aplicação e dose do produto de acordo com o tamanho das plantas

02.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura criou um aplicativo para ajudar o citricultor a fazer uma pulverização eficiente e econômica. O Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF) permite calcular o volume de aplicação e dose do produto de acordo com o tamanho das plantas. Além disso orienta sobre o ajuste dos equipamentos utilizados na pulverização.

Para realizar os cálculos, o SPIF foi baseado nos resultados de pesquisa sobre Tecnologia de Aplicação que são realizadas no Fundecitrus há mais de dez anos para leprose, pinta preta, cancro cítrico, podridão floral (estrelinha) e psilídeo. O objetivo do sistema é disponibilizar esses resultados de maneira prática para serem aplicados no campo e ajudar no dimensionamento correto das pulverizações.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Scapin, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, as informações permitem que o citricultor faça o controle de doenças e pragas sem desperdício. Além disso, a regulagem adequada dos pulverizadores contribui com a redução das perdas e com o aumento da capacidade operacional dos equipamentos. “Os citricultores conseguirão adequar os volumes e doses de aplicação, regular os equipamentos de forma correta, além de proporcionar economia para aqueles que fazem pulverizações com volumes acima da média”, afirma.

Com o aplicativo é possível reduzir o volume de água em até 70% para o controle de psilídeo, em 60% para podridão floral, 30% para leprose e entre 40 e 50% para pinta preta. “O SPIF é uma maneira de levar aos citricultores os conhecimentos gerados pela pesquisa de maneira prática e acessível”, diz Scapin.

O SPIF está disponível gratuitamente nas versões desktop (off-line) e também pode ser acessado no site do Fundecitrus (clique aqui). Em breve será lançada uma versão mobile, disponível para Android, iOS e Windows.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco