Fungicida com tripla proteção é lançado para combate à doença da soja que causa prejuízo de US$ 2 bi no Brasil

Após cinco anos de pesquisa, Adama lança o Cronnos, defensivo que oferece proteção completa contra ferrugem asiática

27.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Luiza Honma

Considerada uma das mais destrutivas doenças da soja, a ferrugem asiática é uma grande dor de cabeça para os agricultores. Segundo dados do Consórcio de Ferrugem, da Embrapa, somente na safra 2016/2017 foram registradas 415 ocorrências do fungo, o que pode significar perdas de até 80% da produção de uma lavoura e o prejuízo de até US$ 2 bilhões aos sojicultores.

Com a chegada da ferrugem nas lavouras brasileiras em 2001, o mercado viu a necessidade de criar produtos que auxiliariam o agricultor no combate à essa doença tão devastadora. As soluções disponíveis no mercado têm perdido eficácia ano após ano e, ao longo do tempo, foram detectados casos de resistência aos produtos tradicionais.

Após cinco anos de pesquisas e testes, a Adama, empresa global do setor de agroquímicos, lança seu novo fungicida Cronnos, o único a ter uma combinação tripla de princípios ativos, contando com um protetor multissítio entre eles. Esta combinação proporciona proteção completa para a soja, já que todos os mecanismos de ação do produto atuam diretamente no fungo e de diferentes formas, dificultando sua entrada na planta

Na mitologia grega, Cronnos é conhecido como o Deus do Tempo e é exatamente essa a palavra-chave da solução. Cronnos chega ao mercado para se tornar um aliado na corrida contra o tempo. Ele propõe parar o tempo da ferrugem e prolongar o tempo de controle por se tratar de um produto inovador de múltipla ação, essencial para o programa de manejo das doenças da soja. Por fim, a solução também economiza o tempo do produtor graças à formulação de alta qualidade que proporciona alta aderência às folhas da soja e evita o entupimento dos bicos dos pulverizadores.

“Esta combinação dos modos de ação do Cronnos faz com que o agricultor evite fazer as indesejáveis misturas em tanque que, além de irregulares, são sinônimo de perda de tempo”, explica Leandro Garcia, gerente de Produtos da empresa. “Cronnos está criando uma nova era de combate à ferrugem asiática da soja e com certeza se tornará um importante parceiro dos agricultores na luta contra a doença”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024