​Gerenciamento integrado de informação: mudando o consumo de água para irrigação

Para alinhar práticas de irrigação à sustentabilidade econômica, social e ambiental especialistas propõem combinação entre funcionalidades e análises métricas

29.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Emília Zampieri

Para ajudar agricultores a mapear demandas de irrigação e monitorar o rendimento dos sistemas adotados com foco no aumento de produtividade e redução de custos, especialistas da Irriger, consultoria voltada para engenharia e gestão da irrigação, criaram o Irriger Connect, que integra as diversas ferramentas voltadas para irrigação às análises métricas das operações.

“Diante do cenário atual, em que passamos sérios problemas de distribuição das chuvas e abastecimento de água, que preocupam toda a sociedade e que têm trazido grande prejuízo a inúmeras regiões do país, nosso objetivo é orientar o produtor para otimizar o uso da água na irrigação e, assim, aumentar a produtividade da fazenda", afirma Hiran Moreira, diretor da Irriger.

O Irriger Connect integra diversas ferramentas e atividades relacionadas à irrigação:

Aferição e calibração dos equipamentos de irrigação:

Otimiza a performance da aplicação da água. O trabalho envolve diagnóstico e redimensionamento do equipamento quando necessário, além de estudo de viabilidade econômica de cada sistema de irrigação aferido.

Software para Gestão da Irrigação:

Implantação do sistema de gestão da irrigação para auxiliar na decisão de acordo com a demanda hídrica de cada parcela, por meio de balanço hídrico diário.

Principais aspectos para implantação do sistema de gestão: análises físico-hídrica do solo, características do sistema de irrigação, cultura e estágio de desenvolvimento, dados climáticos e fatores operacionais.

Estação meteorológica automática:

Coleta de informações para tomada de decisão no software exclusivo, gerando registro dos dados referentes à precipitação ocorrida, temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar. As informações ficam disponíveis online e podem ser acessados via login e senha.

Programa de Treinamento:

Capacitação continuada da equipe da fazenda para acompanhamento do sistema e execução das atividades de irrigação.

Field Commander:

Equipamento para gestão da operação dos pivôs, com monitoramento e automação remota (liga, desliga, mudança de direção e velocidade). Permite obtenção de dados em tempo real quanto à pressão, velocidade, sentido e lâmina aplicada. O sistema é adaptável a qualquer marca e modelo de pivô e painel.

Análise e monitoramento dos custos da irrigação:

Monitoramento mensal do consumo de energia, visando a redução de custos KWh, com a eliminação de multas tarifárias, enquadramento da demanda de acordo com a necessidade e maximização do uso do horário reservado (tarifa reduzida), utilizando-se do sistema para o adequado planejamento de irrigações.

Agricultura de precisão:

Mapeamento e diagnóstico da variabilidade do terreno, permitindo desenvolver recomendações, aplicação de corretivos e fertilizantes em taxa variável. Há ainda o mapeamento por imagens de satélite, tratadas em NDVI, com evolução do cultivo ao longo do ciclo.

“É consenso que a expansão da agricultura irrigada brasileira e mundial é a base para que estas demandas sejam atendidas. Assim, o trabalho dos profissionais dedicados ao agronegócio no Brasil atinge uma dimensão maior, onde a comprovação de que é possível uma agricultura irrigada sustentável é fundamental", complementa.

Clique na imagem para baixá-la em alta resolução:


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024