NOTÍCIAS

Gestão da propriedade cafeeira é tema de palestra na próxima semana

  • 30/10/2015 |
  • CNA
Investir em uma boa gestão de custos, aliada à qualidade e à comercialização, pode garantir um aumento no lucro da produção de café. A afirmação é do engenheiro agrônomo Fabrício Andrade, coordenador do Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Andrade vai apresentar a palestra “Gestão da Propriedade Cafeeira e Estratégias em Comercialização de Commodities Agrícolas”, durante o Dia de Mercado de Café. O evento acontece na próxima quinta-feira (05/11), em Lavras (MG), promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), UFLA e EMATER-MG.

Na palestra, o engenheiro vai fazer contextualizar didaticamente o processo de gestão na propriedade cafeeira, apresentando exemplos de procedimentos concretos que podem ser aplicados pelo cafeicultor na lavoura. Segundo ele, o processo de gestão se divide em três pontos considerados fundamentais para o sucesso de uma unidade produtora de café. “O primeiro é a gestão de custos, que se refere à utilização dos recursos com eficiência, o segundo é o da qualidade que proporciona um aumento do valor do produto vendido e o terceiro, a gestão da comercialização, que visa à garantia de melhores preços e à minimização de riscos”, explica.

De acordo com Fabrício, o objetivo da palestra é mostrar ao produtor de café que a boa gestão faz com que a receita, com a venda do produto, seja maior do que o valor consumido no processo produtivo (custo de produção). “Além de falar sobre a gestão, vou apresentar estratégias de como reduzir o risco gerado pela oscilação do preço da commodity na bolsa e reforçar a importância da gestão de caixa para os produtores que estão interessados em aumentar a produção e melhorar a atividade”, afirma.

O Dia de Mercado de Café tem o objetivo de difundir as análises técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM-UFLA). A programação do encontro também conta com temas sobre custos de produção, tendências do mercado de café, estratégias para a colheita, técnicas de pós-colheita e casos de sucesso com uso de mecanização em áreas montanhosas.

Inscrições: cna.campofuturo@cna.org.br ou pelo telefone (31) 3074 3050 (falar com Helga) ver mais notícias