​Goiânia (GO) sedia maior evento do setor de tomate industrial da América Latina

Situação econômica do país, impacto no consumo de alimentos e novos caminhos para agroindústria serão destaques do 8º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

04.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Mônatha Silva

Entre os dias 23 e 24 de novembro, Goiânia (GO) recebe a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial (8º CBTI). Com temáticas voltadas para a atual situação econômica do Brasil, o evento discutirá, entre outros assuntos, a viabilidade financeira da produção do tomate para indústria; o impacto dos insumos na cadeia produtiva; técnicas para melhor aproveitamento da água e os reflexos da crise no consumo de alimentos por parte das famílias brasileiras.

A programação do 8º CBTI, que acontecerá no Centro de Convenções, tem na pauta a realização de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e atualizações técnicas para especialistas. As atividades do evento foram preparadas para contemplar pesquisas recentes sobre o cultivo do tomate industrial, tendências de mercado e inovações relacionadas à cadeia produtiva. Cerca de 400 congressistas são esperados durante os dois dias do Congresso - considerado o maior do segmento na América Latina.

Crise econômica e cenário atual

Destaque na programação do 8º CBTI, Tiago Fischer, professor doutor em estratégia e marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), ministrará palestra sobre o impacto da crise econômica brasileira no setor de alimentos. Fischer dará um panorama sobre a situação da cadeia no país, destacando algumas das estratégias adotadas pelas empresas neste momento de recessão.

O 8º CBTI também apresentará o cenário de produção e processamento do tomate industrial em Goiás e no Brasil. Rafael Sant'ana (Cargill), Larissa Pagliuca (Cepea) e Vlamir Breternitz (Atlântica Foods) abordarão durante a palestra “Panorama Global e local do setor de tomate para a indústria” os números relacionados ao consumo, importação e exportação da polpa do fruto no país, que em 2016 tem previsão de uma safra em torno de 1,3 milhão de toneladas.

Água

Focada nas questões ambientais, a programação do 8º CBTI preparou uma discussão sobre o impacto da água no custo de produção e processamento do tomate para indústria. Uma mesa redonda com a presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) debaterá a cobrança de água para a cadeia e a eficiência do pivô central na irrigação das lavouras.

Uma das preocupações do setor tem a ver com a escassez de água. De acordo com a Associação Brasileira da Cadeia Produtiva do Tomate para Processamento (Abratop), a insuficiência pode comprometer futuras safras no Estado. A escassez de água é uma das explicações para a redução da produtividade do fruto em Goiás, que em 2016 será de 87 toneladas por hectare - queda de pouco mais de 2% em relação a 2015.

Feira de Produtos e Negócios

Paralela aos debates, mesas redondas e exposições científicas do 8º CBTI, acontece a Feira de Produtos e Negócios 2016. Grandes fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos apresentarão novidades e tendências aos empresários, técnicos e pesquisadores envolvidos na cadeia de cultivo e processamento do tomate industrial. A Feira representa, em todas as edições do Congresso, grandes oportunidades de negócios para o setor.

Importância do evento

De acordo com o presidente da Abratop, Antonio Carlos Tadiotti, o 8º CBTI é uma chance para reunir profissionais que desejam se atualizar sobre um mercado cada vez mais desafiador. “Uma crise econômica está passando pelo nosso Brasil e isso não se limita somente a alguns setores do tomate. Na verdade, a crise faz com que haja uma reação em cadeia, desde a lavoura até o consumidor final. Para driblar esse momento é necessário engajamento entre os envolvidos no cultivo e no processamento do fruto. A 8ª edição do CBTI vai nos mostrar parâmetros do alcance dessa retração nos negócios e discutir ações para atenuar o problema. É de fundamental importância que todos os agentes da cadeia estejam juntos nesse evento de proporções nacionais, levando em conta que o Brasil tem grande relevância no cenário mundial neste segmento”, explica.

Goiás - De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), a safra de tomate industrial estimada para 2016 é de pouco mais de 710 toneladas numa área plantada de 8.122 hectares. A produtividade deve ficar em torno de 87 toneladas. Goiás terá participação de aproximadamente 35% de todo o tomate industrial plantado no Brasil neste ano. Entre as principais cidades que cultivam o fruto no Estado estão Morrinhos, Itaberaí, Vianópolis, Piracanjuba e a Cidade de Goiás. Com vantagens climáticas, Goiás ocupa o primeiro lugar no ranking de cultivo do fruto. Atualmente estão instaladas no Estado dez fábricas de processamento desta matéria-prima.

Brasil - A safra brasileira de tomate industrial para 2016 está estimada em mais de 1,3 milhão de toneladas. Os números colocam o país como o 7º maior produtor de tomates para processamento no mundo. Os seis primeiros colocados são Estados Unidos, China, Itália, Espanha, Turquia e Irã.

Tomate industrial

O fruto conhecido como tomate industrial, ou tomate rasteiro, tem sua produção destinada ao processamento. Ele é matéria-prima dos produtos atomatados e os mais comuns são os extratos, molhos, catchups e outros derivados. A título de curiosidade, cada brasileiro consome em média seis quilos de atomatados por ano.

Sobre o 8° CBTI

O 8º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro em Goiânia, é uma realização da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Associação Brasileira da Cadeia Produtiva de Tomate Industrial (Abratop), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Hortaliças), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O Congresso é organizado pela WIN Eventos.

SERVIÇO

8º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial

Data: 23 e 24 de novembro

Local: Centro de Convenções de Goiânia

Site: congressotomate.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024