NOTÍCIAS

Goiás inicia colheita da safra 2015/16 de soja

  • 21/01/2016 |
  • Laura de Paula

Ainda que de forma pontual, a colheita de soja em Goiás teve início esta semana. Por enquanto, as máquinas estão trabalhando em áreas irrigadas que foram plantadas no início de outubro, a exemplo de Cristalina, no entorno do Distrito Federal, e em parte do Sudoeste goiano, nos municípios de Jataí e Rio Verde.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), estima para a safra 2015/16 uma produção recorde de 9,8 milhões de toneladas – 13,6% maior que o resultado da temporada 2014/15. "Apesar dos problemas climáticos iniciais, a maior parte do Estado está tendo uma safra bastante interessante, com boas perspectivas de produtividade", afirma o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro.

O auge da colheita em Goiás deve ocorrer mesmo na segunda quinzena de fevereiro, já que a maioria das lavouras está no período reprodutivo, de florescimento e enchimento dos grãos. Segundo Palavro, pragas e doenças não vem causando danos significativos nesta safra, mas é necessário monitoramento constante. "Os produtores devem ficar atentos com a possível pressão de ferrugem asiática, potencializada pelo atraso no plantio e a forte umidade neste mês. Também merecem atenção o complexo de lagartas, percevejos e as doenças de final de ciclo", explica.

Já na porção Norte-Nordeste do Estado, a semeadura da soja só foi concluída no dia 15 de janeiro, data limite da prorrogação do plantio. Com a demora na implantação das lavouras, causada pela estiagem no final de 2015, alguns produtores dessa região substituíram o cultivo da oleaginosa pelo milho que, a essa altura, consegue uma janela de produtividade melhor.

ver mais notícias