Governo anuncia medidas de apoio a triticultores

Financiamento para Garantia de Preço ao Produtor tem taxa semelhante à do crédito rural

09.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
MAPA

Produtores de trigo do Sul terão apoio do Banco do Brasil para quitar dívidas de custeio da safra atual. Quem tem parcelas vencidas em janeiro deste ano ou a vencer até abril poderá procurar as agências do BB e solicitar o Financiamento para Garantia de Preço ao Produtor (FGPP), antigo Empréstimo do Governo Federal (EGF). O prazo é de seis meses de pagamento e a taxa de juros de 8,75% ao ano, semelhante ao do crédito rural.

Representantes do setor tritícola estiveram reunidos com o secretário de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, nesta quarta-feira (8) para discutir medidas de apoio ao cereal colhido na safra 2016/2017, em função das condições de comercialização do produto.

“Os produtores poderão, com a medida, estocar seu produto para comercialização em momento oportuno”, ressaltou Geller. Metade dos produtores de trigo do Rio Grande do Sul serão beneficiados, além de produtores do Paraná e de Santa Catarina.

Neri Geller também anunciou a liberação de mais R$ 100 milhões para a realização de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para o trigo. Os leilões serão feitos já na próxima semana.

O secretário de Política Agrícola pediu ainda a representantes do setor que encaminhem sugestões para a elaboração do novo Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018. “Solicitei que apresentem sugestões para a política do trigo, a fim de que sejam avaliadas para inclur no próximo Plano Safra”, informou Geller.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024