NOTÍCIAS

Grupo Amish se reúne na primeira fábrica da New Holland no Brasil

  • 06/10/2015 |
  • Mariele Felipak dos Passos
Como parte da comemoração dos 40 anos da fábrica no Brasil, a New Holland recebeu um grupo Amish da cidade de New Holland, na Pensilvânia (EUA), onde a marca teve origem. Os Amish são conhecidos mundialmente por seus costumes considerados mais tradicionais e, como agricultores, são adeptos da tecnologia no campo. Eles passaram por Curitiba para conhecer a fabricante e dividir um pouco dessa história.

“Minha família foi muito próxima do criador da marca, Abe Zimmerman e, junto com ele, produziram as primeiras enfardadoras e máquinas de produção de forragem New Holland, no início dos anos 1900”, conta John Leaman, um dos 80 visitantes que estiveram em Curitiba. Os pioneiros citados por ele deram início ao processo de mecanização agrícola na cidade norte-americana de New Holland. Junto com a comemoração dos 40 anos de fábrica no Brasil, a marca New Holland comemora os 120 anos no mundo.

Os Amish conheceram a linha de produção de tratores e colheitadeiras na planta de Curitiba e foram recepcionados na Galleria New Holland pelo vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano. Além da presença da diretoria e dos colaboradores, a ocasião contou com a participação de José Augusto Herok, o primeiro funcionário da fábrica no Brasil.

Quem são os Amish

Os Amish têm, como uma de suas principais características culturais, a cooperação. Grande parte dos membros do grupo está no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e descende de alemães e suíços. Sua principal atividade econômica é a agricultura e a mecanização agrícola é a responsável pela aproximação dos Amish com a tecnologia.

40 anos de fábrica New Holland no Brasil

Em 1975, em Curitiba, começava o projeto herdado pelo prefeito da época Jaime Lerner em uma área a dez quilômetros do centro, conhecida como Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Além da New Holland, muitas empresas foram atraídas pelos incentivos fiscais para novos empreendimentos nesta área e permanecem até hoje. A inauguração da planta em Curitiba, primeira fábrica da New Holland no Brasil, aconteceu em 25 de outubro de 1975. Na época, eram importadas as colheitadeiras da Bélgica e adaptadas para os campos brasileiros. Nestes 40 anos, muitas adaptações e mais tecnologia foram sendo incorporadas na planta para atender ao produtor. Hoje, a fábrica em Curitiba produz três modelos de colheitadeiras e 12 modelos de tratores.

Foto: Aline Presa ver mais notícias