Grupo Guerra e RAGT se unem para transformar o agronegócio no país

Grandes produtoras de sementes, empresas anunciam joint venture e dois novos centros de pesquisa

27.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Beth Matias

Duas empresas gigantes em pesquisa e produção de sementes, uma do Brasil e a outra da Europa, anunciaram nesta quinta-feira (26), em Pato Branco (PR), uma joint venture que promete transformar o agronegócio no país nos próximos anos no país. Juntas, RAGT e Grupo Guerra irão criar dois grandes centros de pesquisa, um no Paraná e outro em Goiás, para desenvolvimento de sementes de milho e trigo.

A RAGT é uma das marcas mais importantes no mundo e há anos buscava entrar no mercado brasileiro. Está presente em 17 países e hoje lidera o mercado europeu em pesquisa e produção de sementes de milho e trigo. Na Europa desde 1919, investe constantemente em melhoramento genético.  

Juntos o Grupo Guerra e a RAGT irão atuar no mercado com sementes de milho e em pesquisa de sementes de milho e trigo. “Nos próximos anos, queremos ser uma das empresas mais importantes em genética de trigo no Brasil, visto que a RAGT é líder na França e uma das empresas mais importantes na Europa em sementes de trigo. Faremos investimentos pesados em pesquisa para que possamos levar ao agricultor brasileiro produtos de ponta”, afirma Ricardo Guerra, CEO do Grupo Guerra.

Os dois centros de pesquisa serão implementados nas cidades de Pato Branco (PR) e Rio Verde (GO). Segundo Guerra, o Brasil consome, em média, 12 milhões de toneladas de trigo por ano, enquanto a produção não chega a 6 milhões de toneladas/ano, em função da dificuldade de produção e da qualidade do trigo. “Nós queremos, com a nossa genética, ajudar a resolver e solucionar este problema de importância de trigo, que é uma questão de segurança nacional”, afirma o CEO.

A joint venture entre Guerra e RAGT, além dos centros de pesquisa, também fará investimentos no desenvolvimento de novos produtos em todo o país. Inicialmente, atenderá todo o mercado brasileiro e também o paraguaio. 

Com essa nova parceria, o Grupo Guerra volta ao mercado de sementes de milho depois de vender sua participação da Limagrain Guerra, que hoje é Limagrain Brasil. Ainda nesta safra, o mercado brasileiro terá disponível três produtos de milho RAGT Guerra: SG Cargo, RGT 5070 VIP3 e RGT Garra VIP.

O Grupo Guerra também é parceiro da Syngenta Brasil em germoplasma (unidade conservadora de material genético) e biotecnologia. O Grupo Syngenta é um dos maiores grupos de pesquisa em agronegócio do mundo.

Fundado em 1885, o Grupo Guerra trabalha em todas as áreas do agronegócio, desde o setor pesquisa, produção de sementes com terras próprias, beneficiamento e venda de sementes, exportação de cerais até a venda de insumos e implementos agrícolas e nutrição foliar. Além disso, atua em outros setores da economia, como incorporação imobiliária, produção de energia e telecomunicações.

strong

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024