​HF: Biotecnologia contribui para eficiência e sustentabilidade do processo produtivo

Soluções naturais serão apresentadas durante a Hortitec, maior feira de horticultura da América Latina

17.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

Em um mercado competitivo e de alta exigência, os produtores de hortifruti têm entre seus principais desafios a melhoria da produtividade e da qualidade. Para atingir os objetivos de forma sustentável, a biotecnologia tem oferecido soluções naturais que contribuem para o equilíbrio do meio produtivo, potencializando os mecanismos de defesa das plantas e melhorando a produtividade e qualidade do produto final.

“Quando falamos de biotecnologia natural, nos referimos principalmente aos aspectos como a potencialização dos mecanismos de defesa da planta, reduzindo problemas estressantes para a cultura, e a utilização de microrganismos benéficos e enzimas fundamentais, para melhorar o equilíbrio microbiológico do solo”, explica o engenheiro agrônomo, Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science.

O especialista destaca, por exemplo, o uso de produtos à base de aminoácidos ao longo do processo produtivo de hortifrutis. “Esses complexos naturais possuem tanto um efeito estimulante para o metabolismo do vegetal, auxiliando no desenvolvimento, como também melhoram a absorção de nutrientes, dando mais vigor à planta”, afirma o engenheiro agrônomo.

A utilização de soluções naturais na produção é feita por Mário Tanaka, há aproximadamente cinco anos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Ele é produtor de folhosas e tomates, na empresa Da Roça, e explica que a utilização de produtos naturais, além de trazer sustentabilidade para a sua produção, também é considerada um diferencial no mercado de frutas, legumes e verduras (FLV).

“Eu planto tomates no solo, ainda. Se eu não trato bem essa terra, terei um dano seríssimo futuramente. Já tive muitos problemas de solo, e praticamente zerei. Além disso, temos tranquilidade ao saber que o produto para aplicação é natural. Também ganhamos credibilidade com os mercados ao mostrar que usamos essas soluções na produção, além de ter um produto final com maior qualidade”, conta.

Hortitec

As inovações biotecnológicas e as novidades para o setor de hortifruti estarão reunidas na 23º edição da Hortitec, maior feira de horticultura da América Latina, que acontece entre os dias 22 e 24 de junho em Holambra (SP). A Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas já reuniu mais de 25 mil visitantes, apresentando o que há de mais inovador no segmento e promovendo a troca de experiências.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024