Híbridos de sorgo Etanol Malibu da NexSteppe apresentam alta performance em áreas comerciais

Produto tem desempenho superior ao esperado

29.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Priscyla Costa

A NexSteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro da nova geração de soluções sustentáveis de sementes para as indústrias de bioprodutos, efetuou na última safra testes com os híbridos do sorgo etanol Malibu, para produção de biocombustível, que apresentaram rendimento acima da média. O produto demonstrou rendimento médio de 4.400 litros por hectare, sendo que antes a média não passava de 1.500 litros. Os híbridos também se mostraram mais econômicos na produção de álcool, que ficou com custo total de R$ 0,90 por litro -- anteriormente este número passava de R$ 2,00/L. A colheita alcançou próximo das 80 toneladas por hectare e o BRIX ficou com um índice de 16 graus. Outro principal ponto observado foi o PUI passando dos 25 dias, permitindo uma colheita programada e durabilidade.

A NexSteppe aponta o alto desempenho como sendo resultado de manejo agronômico, genética e dimensionamento de colheita nos produtos desenvolvidos pela equipe de pesquisa da empresa. As áreas foram conduzidas nas regiões de Paracatú (MG), Chapadão do Céu (GO), Ponta Grossa (PR) e Guapiaçu e Capão Bonito (SP). “Os testes foram excelentes e a qualidade do produto nos deixou muito confiantes de que estamos comercializando sementes com o potencial desejado”, afirma Henrique Falqueiro, Diretor de Operações e Marketing da NexSteppe.

O Sorgo Malibu é uma matéria-prima dedicada à produção do biocombustível que pode ser cultivada em áreas de renovação do canavial e em áreas de rotação de culturas sendo uma opção para início de safra. O produto é colhido nos meses de Março a Abril, permitindo que a cana de característica precoce fique por mais tempo no campo acumulando açúcares. Leva de 90 a 120 dias para ser colhido e pode ser cultivado durante a safrinha. Esta vantagem permite que o agricultor complemente seus rendimentos durante este período e que as usinas consigam chegar ao seu volume máximo de produção.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024