Homenagem ao professor Paulo Yoshio Kageyama

Docente da ESALQ era conhecido pela luta em prol da agricultura familiar

18.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Faleceu na manhã desta terça-feira, 17/05, o professor Paulo Yoshio Kageyama, do Departamento de Ciências Florestais, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Paulo Kageyama será velado nesta quarta-feira, 18/05, das 8h às 15h, na sala A do cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP).

Kageyama nasceu em 3 de dezembro de 1945, em Santo Anastácio (SP). O docente era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1969), mestre pela Universidade de São Paulo (1977), doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980) e Pós Doutor pela North Carolina State University (1991). Foi Diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal (2003-2007). Era professor titular da Universidade de São Paulo; Representante Titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. Também figurava, desde 1988, como membro do grupo de Experts da FAO/Roma - para Conservação Genética. Tinha experiência na área de Genética e Conservação, com ênfase em Genética de Espécies Arbóreas, atuando principalmente com Conservação de Ecossistemas Tropicais, Restauração de Áreas Degradadas, Sementes Florestais, Variabilidade e Estrutura Genética, assim como Agrobiodiversidade e Agricultura Familiar.

Trajetória – Em 2012, Paulo Kageyama foi entrevistado pelo jornalista Ricardo Alexino, para o programa Trajetória, da TV USP. Na oportunidade, falou sobre suas pesquisas na área de biodiversidade, projetos junto a assentamentos, sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente, entre outros temas. A entrevista está dividida em dois blocos. (Bloco 1 e Bloco 2).

https://www.youtube.com/watch?v=j0WzRkk5DQA&list=UUzPQYZU1xQchM_MmcKaPU7w&index=5&feature=plpp_video

e https://www.youtube.com/watch?v=dcddZiTCzYc&feature=channel&list=UL

Em 2014, Kageyama participou do programa Diálogos Sustentáveis (https://www.youtube.com/watch?v=g7Fx6aHQ8S0), da TV USP Piracicaba. Em pauta, o Ano Internacional da Agricultura Familiar, promovido pela ONU. A mediação foi do jornalista Fabiano Pereira. Em 2015, também pela TV USP Piracicaba, falou sobre agricultura familiar no programa Especiais TV USP (https://www.youtube.com/watch?v=Zls5_Oxxikg&feature=youtu.be).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024