Ibrafe apoia Dia Mundial da Alimentação

Instituto tem trabalhado na valorização da diversificação para atender a demanda mundial por feijões e pulses

13.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ibrafe

Nesta segunda-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data  foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. Em apoio a esta causa, o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe)  trabalha diariamente na busca pela valorização de um dos alimentos mais ricos e consumidos no Brasil e no mundo: o Feijão.  

Neste ano, o tema proposto pela FAO é  “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”. Este trabalho tem sido fortemente executado pelo Ibrafe junto a cadeia produtiva do Feijão. O objetivo principal do Instituto é fortalecer a cadeia produtiva e incentivar a diversificação de cultivares para atender as diferentes necessidades locais e mundiais. 

“Participei do Fórum Mundial da FAO neste ano e me comprometi a apoiar essa causa. Temos realizado diversas ações para que haja diversificação no plantio e que possamos aumentar nossa abrangência de exportação para atender países como a Índia, que tem a base alimentar vegetariana e demanda de grande quantidade de feijões e pulses”, declarou o presidente do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders.

A importância do Feijão

As variedades de nutrientes da família do Feijão são essenciais ao organismo, preventivos para várias doenças e ainda propiciam uma melhora na ansiedade, foco e concentração. Além de serem ricos em proteínas vegetais, ferro e triptofano, um nutriente importante na formação de serotonina, o hormônio da felicidade. Dessa forma o Feijão e os Pulses são recomendados para a saúde do ser humano como um todo, por possuírem alto valor nutricional.

 “O Feijão possui vitaminas que melhoram a disposição e o cansaço. Isso é muito importante, principalmente hoje, quando mais de 70% da população sofre de estresse e ansiedade. Feijão é cultura do brasileiro e é a famosa 'comida de verdade’. Não podemos então deixar de promover seu consumo, principalmente por sermos nutricionistas e também porque a composição nutricional é de grande valor podendo ser usado em diversas condutas terapêuticas aliando o prazer à alquimia da nutrição”, informou a nutricionista clínica, Aline Quissak.

Ações do Ibrafe na Semana da Alimentação

Para celebrar a data, o Ibrafe preparou uma série de ações nas redes sociais para esclarecer dúvidas e falar mais sobre a importância dos feijões e pulses na alimentação, seus benefícios para o dia a dia e as diversas variedades que podem ser consumidas de diferentes formas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024