ILPF e sustentabilidade são temas de Dia de Campo em Goiás nesta sexta-feira

A Rede de Fomento ILPF, integrada pela Embrapa, promove, no dia 8 de abril, o Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri (GO).

04.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Breno Lobato

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ipameri e da Universidade Estadual de Goiás e marca os 10 anos de adoção do sistema de produção na propriedade de Marize Porto Costa. São aguardadas cerca de 1 mil pessoas, entre produtores rurais, representantes de cooperativas, estudantes de ciências agrárias e técnicos. A entrada é franca.

Os sistemas de ILPF combinam as atividades agrícola, pecuária e/ou florestal na mesma área ou gleba, por meio da consorciação, da sucessão e/ou da rotação de culturas. O Dia de Campo busca fomentar a adoção desses sistemas como estratégia de intensificação sustentável da agricultura. Neste ano, o tema do evento é "Sustentabilidade: produção de alimentos e preservação ambiental".

Os participantes vão percorrer quatro estações temáticas. Serão abordadas as vantagens dos sistemas ILPF para intensificar a produção agropecuária de forma sustentável, além de questões ligadas à fertilidade do solo, diversificação de cultivos, práticas de manejo e serviços ambientais dos agroecossistemas. As apresentações serão realizadas pelos pesquisadores da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) João Kluthcouski, Luiz Adriano Maia, Lourival Vilela, Fabiana Aquino e Kleberson Souza; pelo consultor Roberto Freitas e pela engenheira ambiental Marcela Porto.

Confira a programação:

Data: 08/04/2016 – sexta-feira
Local: Fazenda Santa Brígida – Rodovia GO-330 km 110, sentido Goiânia, a 5 km de Ipameri (GO).

7h30 - Credenciamento e boas-vindas

8h - Visita às estações:

Estação 1 – Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: estratégia para intensificação sustentável
João Kluthcouski – Embrapa Cerrados
Luiz Adriano Maia – Embrapa Cerrados

Estação 2 – Sustentabilidade abaixo da superfície do solo: fertilidade química, física e biológica
Lourival Vilela – Embrapa Cerrados

Estação 3 – Sustentabilidade acima da superfície do solo: diversificação de cultivos e práticas de manejo dos componentes do sistema
Roberto Freitas – consultor

Estação 4 – Serviços ambientais dos agrossistemas
Fabiana Aquino – Embrapa Cerrados
Kleberson Souza – Embrapa Cerrados
Marcela Porto – Unesp Sorocaba

13h - Almoço

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024