INCAPER promove Dia de Campo sobre Poda Programada de Ciclo de Café Arábica

​Evento será realizado dia 4 de agosto de 2016 na Comunidade do Córrego Vargem Grande, município de Brejetuba, ES

02.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Tadeu Ferreira

O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão RuralINCAPER, promoverá o Dia de Campo sobre Poda Programada de Ciclo de Café Arábica, na Comunidade do Córrego Vargem Grande, município de Brejetuba, Espírito Santo, no dia 4 de agosto de 2016. A tecnologia será apresentada em dois momentos distintos: por meio de palestra com a participação de produtores que adotaram experimentalmente a poda em suas propriedades, e, em seguida, de forma prática no Dia de Campo.

A base da tecnologia, em linhas gerais, consistiu em aplicar a técnica da Poda Programada de Ciclo do Café Conilon, que é muito utilizada pelos produtores do Estado, no Arábica. A partir dessa demanda, as pesquisas foram iniciadas pelo INCAPER em 2007, no município de Baixo Guandu, ES. Como resultado, os experimentos realizados apresentaram aumento da produtividade em torno de 28% e do rendimento da colheita de 50%. Ou seja, em um hectare de café arábica, com a poda tradicional, o rendimento da colheita varia de 5 a 7 sacas de 60kg por dia. Com a utilização da Poda Programada, o rendimento pode atingir de 12 a 14 sacas.

A partir desses resultados promissores com o Café Arábica, técnicos do Incaper optaram por instalar unidades de observação em propriedades distribuídas em 30 municípios produtores do Estado. Isso possibilitou a avaliação e validação dessa tecnologia, a qual considerou as características edafoclimáticas e de relevo de cada local, pois o café arábica é cultivado em altitudes que variam de 500 a 1200 metros no Estado. O folheto promocional desse Dia de Campo Poda Programada do Café Arábica está disponível no site do INCAPER e também no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, Coordenado pela Embrapa Café.

Poda Programada do Café Arábica – a tecnologia consiste basicamente em, após a recepa - poda da planta do café -, conduzir de 8000 até 12000 hastes ortotrópicas (caule principal) por hectare. Após a determinação do número ótimo, as hastes ortotrópicas permanecerão nas plantas por até seis safras. Posteriormente, 75% dos caules serão removidos para indução de novas brotações. Dessa forma, novos brotos serão selecionados na base das plantas e estarão viáveis para produzir por mais quatro ou até seis safras, completando o ciclo da poda.

Mais detalhes sobre inscrição e participação no dia de campo sobre Poda Programada de Ciclo de Café Arábica do Incaper podem ser obtidos pelos emails: juliana.esteves@incaper.es.gov.br;tatiana.souza@incaper.es.gov.br; e vanessa.covosque@incaper.es.gov.br e telefones: (27) 3636-9865 e (27) 3636-9868; e rede sociais: Twitter: @incaper e Facebook: Incaper

Para mais informações sobre a Poda Programada de Ciclo para Café Arábica - PPCA, INCAPER, Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café, acesse:

PPCA (Poda Programada de Ciclo para Café Arábica)

http://incaper.es.gov.br/



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024