Iniciativa de agricultura digital da Universidade de Purdue promove avanços na lavoura e na produção de alimentos com soluções HPE Aruba

O programa de agricultura digital combina Pesquisa, Inovação e tecnologias IoT

27.09.2017 | 20:59 (UTC -3)
Jeferson Souza Cruz

A Aruba, empresa Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) e a Faculdade de Agricultura da Universidade de Purdue anunciam que uniram forças para ajudar a desenvolver e fornecer um programa de agricultura digital que vai revolucionar a lavoura e a produção de alimentos para a crescente população global.

Diante da estimativa de atingir cerca de nove bilhões de habitantes até 2050, pesquisadores avaliam que a produção agrícola deve dobrar para atender à crescente demanda. A renomada Faculdade de Agricultura da Universidade Purdue, sede de três vencedores do World Food Prize (Prêmio Mundial da Alimentação), está usando soluções Wi-Fi e HPE Edgeline da Aruba para lançar um programa de agricultura digital que visa o crescimento e a produção de alimentos e combustível de forma mais eficaz.

Desenvolvido na estação de pesquisa de campo Agronomy Center for Research and Education (ACRE), de 1.408 acres na Universidade de Purdue, o projeto de agricultura digital coleta terabytes de dados diariamente usando vários tipos de sensores, câmeras e informações fornecidas por pessoas. Para reunir, agregar, processar e transmiti-los de volta para o supercomputador HPE na Purdue, a universidade está utilizando uma combinação de soluções sem fio para conectividade móvel e Sistemas de Segurança de Acesso Convergente, o HPE Edgeline, para computação. O resultado é uma infraestrutura de TI centrada na agricultura, incluindo avançados sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que permitirão aos pesquisadores da Purdue estudar e melhorar os processos de crescimento das plantas e de produção de alimentos.

"Nosso projeto de agricultura digital é a extensão natural de uma relação estratégica de mais de 5 anos entre a Universidade de Purdue e a HPE", disse Karen Plaut, diretora interina da Faculdade de Agricultura da Universidade de Purdue. "Como parceira estratégica de agricultura digital da Purdue, a Aruba e a HPE fornecem não apenas a infraestrutura essencial, mas também o suporte de TI in loco e parceria em programas de estágio e pesquisa. Juntos, podemos inovar e gerar novas eficiências com impacto significativo na produção mundial de alimentos."

O programa de agricultura digital da Purdue inclui vários projetos de pesquisa que fornecem conectividade remota para os pesquisadores do ACRE em laboratórios em campo que utilizam dispositivos móveis para inserir e enviar informações via Wi-Fi HPE Aruba, primeiro para os sistemas HPE Edgeline localizados na borda, depois para um datacenter HPC, onde a informação coletada é analisada. Situado na região rural do centro-norte de Indiana, o ACRE abriga o Centro de Inovação de Milho e Soja do estado, um polo de fenotipagem de campo automatizado de US$ 15 milhões, com tecnologias de ponta para processamento de plantas e sementes, sensores avançados e gerenciamento de dados. O ACRE emprega mais de 100 estudantes e pesquisadores envolvidos em inúmeros projetos de pesquisa, desde estudos básicos aplicados a agricultura, engenharia, aviação e ciência da computação.

Um benefício importante da infraestrutura da Aruba e HPE é a melhoria da produtividade, levando a resultados de pesquisas mais rápidos e melhores. Permite aplicativos AgTech que substituem muitos processos manuais, aumentando a velocidade e a precisão da pesquisa. Por exemplo, em estudo com sementes, os pesquisadores que usam dispositivos móveis em campo podem transmitir rapidamente informações sobre o crescimento para os laboratórios centrais, que analisam rapidamente o impacto dos níveis da água, as quantidades de fertilizantes e os tipos de solo que estão plantadas. Por sua vez, os laboratórios podem compartilhar sua análise e transferir essas informações de volta ao campo para que façam ajustes rapidamente.

Juntas, a Purdue e a HPE Aruba desenvolveram uma série de inovações da AgTech que estão mudando consideravelmente a velocidade com que os pesquisadores coletam informações e compartilham as práticas recomendadas, melhorando os processos agrícolas e de produção de alimentos:

Dando continuidade, a Purdue procura comercializar muitas de suas inovações, como o PhenoRover, para uso comercial. Projetos piloto adicionais incluem um programa de sistemas aéreos não tripulados (drones) para promover efetividade da coleta de dados sobre o crescimento das plantas. Hoje, as imagens do drone são baixadas e depois distribuídas internamente para estudar a relevância biológica. No futuro, as câmeras dos drones poderão transmitir imagens em tempo real via infraestrutura HPE Aruba, permitindo que os produtores tomem decisões mais rápidas e melhores para aperfeiçoar a agricultura e a produção de alimentos.

"Com a infraestrutura certa implementada, as possibilidades de inovação são realmente ilimitadas", disse Plaut. "O trabalho que estamos realizando com a Aruba e a HPE como nossas parceiras tecnológicas, está realmente mudando a agricultura, com o objetivo final de encontrar formas melhores e mais econômicas de atender às demandas de produção de alimentos em todo o mundo."

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024