NOTÍCIAS

Inscrição para bolsa de estudo internacional em agricultura está aberta até dia 09/10

  • 02/10/2015 |
  • Mariane Corazza
A Nuffield International, fundação sem fins lucrativos, apoiada via contribuições de parcerias com países membros e associados, está com inscrições abertas para bolsas de estudos na área agrícola. O objetivo da fundação é fomentar uma rede global de produtores, empresários, pesquisadores e quaisquer profissionais relacionados ao agronegócio, gerando conhecimento em todos os aspectos de gestão, produção, distribuição e mercado no meio agrícola. Para se inscrever, o interessado deve entrar no site: www.nuffield.com.br .

No ano passado, 2014, o Brasil deu um importante passo para se tornar membro da Nuffield: o fundo de pensão americano TIAA-CREF, juntamente à subsidiária americana Westchester e a brasileira Radar, investiram em uma bolsa de pesquisa Nuffield, sendo esta disputada por brasileiros, americanos e australianos.

A vencedora contemplada foi a economista brasileira Cecília Fialho, analista de agronegócio na consultoria Céleres em Uberlândia, Minas Gerais. Através do programa, Cecília já viajou, juntamente a outros seis bolsistas de países diversos, para a França, Austrália, Singapura, Índia, Qatar, Turquia e Estados Unidos, em contato direto com inúmeros agentes do agro desses países, conhecendo de perto a sua realidade e discutindo os gargalos e alternativas para o desenvolvimento do setor em todo o mundo. Além de expandir sua rede de contatos e estudar inúmeros cases de sucesso, os bolsistas devem ainda produzir um relatório com enfoque de sua escolha e que seja relevante para o mercado em que estão inseridos.

Cecília analisará o marco regulatório sobre a adoção de biotecnologia na agricultura brasileira, americana, chinesa e europeia, discutindo seus pontos semelhantes e divergentes, pondo-os sob uma mesma perspectiva e analisando os desdobramentos dessa tecnologia nas quatro regiões.

"O programa da Nuffield é um verdadeiro desafio aos paradigmas que construímos ao longo da vida no que concerne a agricultura. Nunca antes me senti tão estimulada a realmente 'pensar fora da caixa' e a questionar minhas concepções sobre o assunto", diz Cecília. "Há muita inovação e projetos incríveis sendo desenvolvidos ao redor do mundo neste momento, e me sinto grata pela preciosa oportunidade de presenciá-los de perto. Certamente trago esse conhecimento para o meu trabalho diário, enriquecendo-o com as experiências que a Nuffield e seus patrocinadores me viabilizam."

Sobre a Nuffield

O propósito e ideário de ser uma organização sem fins lucrativos se dão graças ao caráter do fundador, William Morris (mais tarde vindo a se tornar Lord Nuffield), que iniciou a carreira no setor automobilístico e mais tarde se interessou pela agricultura no Reino Unido, com seus desafios e oportunidades na geração de alimentos e possibilidade de interação entre pessoas. Foi criada, então, a Nuffield Farming Scholarship Trust em 1947, e vários países se associaram desde então. ver mais notícias