​Inscrições para Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical IAC vão até 22 de novembro

O curso tem duração de dois anos

21.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
IAC

O Instituto Agronômico (IAC) está com inscrições abertas para o curso de Mestrado "strictu sensu" de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical IAC, de 12 de outubro a 22 de novembro de 2020. A inscrição pode ser feita pelo link. A divulgação com os nomes dos aprovados e orientadores será feita até o dia 10 de dezembro no site do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As aulas terão início no 1º semestre de 2021. O curso tem duração de dois anos. Este ano, pela primeira vez, desde 1999, o processo seletivo será realizado virtualmente.

"Acreditamos que esse modelo pode beneficiar os interessados que estão fora do estado ou até aqueles que estão em outros países", diz Gabriel Constantino Blain, coordenador da Pós-Graduação do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Os interessados podem consultar a relação da documentação exigida e todas as informações sobre o processo seletivo no site do IAC, incluindo as literaturas recomendadas para as áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia e Tecnologia da Produção Agrícola.

Podem se candidatar engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, biólogos e outros profissionais com diplomas universitários interessados em desenvolver atividades relacionadas com as ciências agronômicas.

Credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico tem como objetivo a formação de pesquisadores, docentes e profissionais especializados em programas de mestrado e doutorado. A Pós-Graduação do IAC busca oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologia específica para cada cultura ou para cada linha de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical.

Desde 1999, já foram defendidas mais de 460 dissertações no Mestrado. O curso de Doutorado teve início, em 2009, somando 76 teses defendidas. Blain explica que ao todo são 30 pesquisadores que atuam como orientadores. "Dependendo do desempenho dos candidatos o orientador seleciona mais de um mestrando", explica.

Alunos da PG-IAC contam com bolsas de estudos junto a financiadoras como CAPES, Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e iniciativa privada.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024