Inseticida Benevia obtém registro para controle da mosca-branca e outras pragas

Produtores de soja, feijão, algodão, batata, tomate, melão e outras culturas agora têm acesso ao produto cujo ingrediente ativo é o Ciantraniliprole

22.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A DuPont Brasil Proteção de Cultivos obteve o registro oficial dos órgãos reguladores para a aplicação do inseticida Benevia no controle da mosca-branca. O registro foi autorizado para o manejo de diferentes pragas em 30 culturas agrícolas brasileiras.

De acordo com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, a mosca-branca tem o nome científico deBemisia tabaci. A praga age por sucção direta: ao sugar a seiva das plantas, ela interfere no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo de grãos e frutos, reduzindo a produtividade e a qualidade das lavouras.

“As altas infestações de mosca branca causam grandes perdas na produção e os prejuízos são significativos para o produtor”, explica o engenheiro agrônomo Ademilson Villela, gerente de marketing da DuPont.

O engenheiro agrônomo explica que o inseticida Benevia foi desenvolvido com base numa molécula química de última geração, cujo ingrediente ativo é o Ciantraniliprole.

Ele acrescenta ainda que o produto vem sendo utilizado com sucesso, de forma emergencial, no controle da broca-do-café, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. “Trata-se da tecnologia mais eficaz disponível no Brasil para o controle da broca nos cafezais”, enfatiza Villela.

“Nas demais culturas para as quais recebeu agora o registro, o produto irá representar um avanço tecnológico significativo”, continua Villela.

Especialistas que testaram o inseticida Benevia o definiram como sendo uma tecnologia de ruptura, com modo de ação único e diferenciado dos inseticidas tradicionais.

“Trata-se de um produto de classe toxicológica IV, faixa verde, portanto pouco tóxico, com alta potência inseticida e também seletivo aos inimigos naturais das pragas que controla”, acrescenta Ademilson Villela.

A DuPont informa que a comercialização de Benevia no controle de mosca-branca, e outras pragas nas diferentes culturas, será iniciada após a obtenção dos cadastros estaduais.

Verifique no site da DuPont Proteção de Cultivos – www.dupontagricola.com.br – as culturas que estão autorizadas a receber a aplicação de Benevia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024