NOTÍCIAS

Instituto Phytus abre inscrições para 3ª edição do Curso de Fungicidas: Modo de Ação e Programas de Controle

  • 28/09/2015 |
  • Daiane Köhler
De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno climático El Niño já passou do patamar forte para intenso em 2015, chegando a ser comparado com o Super El Niño registrado em 1997/98. Além de altas temperaturas, chuvas mais intensas e temporais, o El Niño favorece ainda, a ocorrência de infecções e avanço das doenças, especialmente a ferrugem da soja, visto que há muito inóculo no ambiente.

Entre as alternativas de manejo, está o uso correto dos fungicidas. Visando auxiliar e preparar os profissionais ligados ao campo, o Instituto Phytus abre inscrições para a terceira edição do curso Fungicidas: Modo de ação e Programas de Controle. O curso visa a promoção de conhecimento acerca dos principais conceitos relativos ao controle químico das doenças em plantas, além de apresentar e discutir os modos e mecanismos de ação dos principais grupos químicos e sua importância quanto ao estabelecimento dos programas de controle e os riscos da resistência dos patógenos aos defensivos.

Esta edição traz novidades como a inserção de mais vídeos para relacionar prática com teoria e mais informações sobre a ação dos fungicidas multi-sítios. Segundo um dos coordenadores do curso, Dr. Marcelo Madalosso, sobre a utilização de fungicidas multi-sítios, serão elucidados os fatores que contribuem com o aumento da eficácia dos fungicidas convencionais, quando associados com o mancozebe, mostrando os efeitos contributivos da mistura. “Este ponto será desenvolvido pelo curso, pois essa é uma informação que não se encontra facilmente disponível”, acrescenta. Além disso, também traz como novidade os efeitos fitotóxicos dos fungicidas, os quais serão apresentados as causas da fitotoxicidade dos triazóis, em função da planta, dos ingredientes ativos e da aplicação.

As inscrições para o curso online Fungicidas: Modo de ação e Programas de Controle podem ser realizadas até o dia 23 de outubro pelo endereço http://goo.gl/Evjye9 . Com início no dia 1º de novembro e com duração de um mês, o curso abordará os conceitos, usos e classificações dos fungicidas; o modo de ação e ingredientes ativos dos principais fungicidas; o momento de aplicação e fatores que influenciam a performance destes produtos; e programas de controle e manejo anti-resistência. As Apresentações interativas para leitura, exercícios de fixação, fóruns com pesquisadores e vídeos didáticos estão entre as atividades programadas.

Coordenadores:
Ricardo Silveiro Balardin, Ph.D. - Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Fitotecnia/Fitopatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e Doutorado em Crop and Soil Sciences, Plant Pathology - Michigan State University (1997). Atualmente é Prof. Associado 3 da Universidade Federal de Santa Maria e Consultor ad hoc do Instituto Phytus. Tem experiência na área de Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, milho, proteção de plantas e controle químico das doenças; arroz, cereais de inverno e tecnologia de aplicação de fungicidas.

Marcelo Gripa Madalosso - Engenheiro agrônomo com doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), pesquisador da área de fitopatologia e Gerente de Pesquisa e Ensino do Instituto Phytus.

Consulte o atendimento Phytus sobre inscrições em grupos, turmas fechadas e cursos personalizados. ver mais notícias